Banner
Banner
Banner
Banner
Basquete
Jogos Escolares da Juventude terão mais de cinco mil atletas em Curitiba
Notícias - Basquete
Sex, 18 de Agosto de 2017 15:45

Evento terá representantes de todo o Brasil

alt
Está chegando a hora mais esperada por muitos jovens atletas brasileiros. A etapa de 12 a 14 anos dos Jogos Escolares acontecerá entre os dias 12 e 21 de setembro em Curitiba (PR). Serão 5.125 participantes, sendo 4.408 atletas, que disputarão as 13 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez.

Organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), os Jogos são o maior celeiro de atletas olímpicos do país. Da delegação composta por 465 atletas do Time Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016, um total de 52 participaram dos Jogos Escolares, entre eles Mayra Aguiar e Sarah Menezes (judô), e Hugo Calderano (do tênis de mesa).

Muito além da competição


A fim de fortalecer os valores olímpicos nos jovens, além da competição, os atletas participam de um programa socioeducativo, com atividades extras aos jogos. Outra iniciativa que visa a inspirar os novos talentos é a instituição de Embaixadores dos Jogos de Curitiba. Os Embaixadores são 11 atletas olímpicos ou pan-americanos que devem levar o exemplo positivo da prática esportiva para os jovens participantes, por meio de contato direto, palestras e atividades educativas.

Embaixadores:
Tiago Camilo (judô)- medalhista de prata nos Jogos Olímpicos Sydney 2000 e bronze em Pequim 2008 e atual presidente da Comissão de Atletas do COB.
Fabiana Murer (atletismo), medalhista pan-americana e campeã mundial indoor do salto com vara.
Etiene Medeiros (natação), melhor nadadora brasileira da atualidade.
Gideoni Monteiro (ciclismo)
Jéssica Maier (ginástica rítmica)
Luiz Henrique dos Santos (badminton)
Aline Silva (lutas)
Ligia Silva (tênis de mesa)
Iziane Marques (basquete)
Rodrigo Hardy (futsal)
Silvia Helena Pereira (handebol).

Entre os dias 16 e 25 de novembro, será a vez de Brasília (DF) receber a etapa dos Jogos Escolares da Juventude para atletas de 15 a 17 anos.



Texto: Nathália Ely/Travinha Esportes
Foto: Saulo Cruz/Exemplus/COB
 
Basquete: Brasil enfrenta as Ilhas Virgens pela Copa América Feminina
Notícias - Basquete
Qua, 09 de Agosto de 2017 12:43

Brasileiras lideram o Grupo A

alt

A Seleção Brasileira de Basquete Feminino tem um grande desafio na tarde dessa quarta-feira (09.08): vencer a equipe de Ilhas Virgens e manter a liderança do grupo A da Copa América. O jogo ocorre às 16h05, pela terceira rodada da competição, na Argentina.


As brasileiras acumulam duas vitórias em dois jogos. A última foi na segunda-feira sobre a Colômbia, por 68 a 47.



Texto: Nathália Ely/Travinha Esportes

Foto: Divulgação/FIBA

 
Basquete: NBA Basketball School Camp reuniu alunos e astros do basquetebol em Porto Alegre
Notícias - Basquete
Seg, 07 de Agosto de 2017 09:25

Craque Alex Garcia participou do evento que terminou nesse domingo

alt

Foi um final de semana de “mergulho no mundo da NBA” para jovens do basquetebol do Rio Grande do Sul. Além de treinarem, jogarem e assistirem a filmes, durante três dias (04,05 e 06.08) crianças e adolescentes entre 9 e 16 anos tiveram a oportunidade de conhecer jogadores ou pessoas que já tiveram algum tipo de experiência na maior entidade de basquetebol do mundo , como o campeão da NBB Alex Garcia. Foram cerca de 70 crianças e adolescentes que participaram do NBA Basketball School Camp na Sogipa.


“Teve criança que não sabia do evento, que ganhou de presente. Teve criança que viajou mais de três horas para participar do camp.A gente vê que o esforço não só delas, mas dos pais, dos amigos que conseguiram proporcionar essa experiência para elas, foi fantástico. Então para a gente é muito legal isso”, afirmou Daniel Soares, diretor de operações de basquete da América Latina.

alt
Para Alex Garcia, o Brabo como é conhecido, jogador mais valioso da final da NBB e craque da seleção brasileira, é muito gratificantes participar desses projetos. Como principal fundamento que ele possa ensinar aos alunos, o atleta que já viveu a NBA quando jogou San Antonio Spurs (2004) e Pelo New Orleans Hornets (2005), destacou o fator coletivo.


“O basquete é um jogo coletivo, ninguém consegue jogar sozinho, você sempre depende do seu companheiro para jogar. Então acho que esse respeito entre os companheiros, entre os cinco jogadores principalmente que estão dentro de quadra é fundamental. Cada um respeitar seu espaço, tentar um fazer o jogo para o outro. Essa comunicação entre eles, esse respeito que tem que ter entre os jogadores é fundamental para outros esportes, mas no basquete também é muito importante!”
, destacou Alex.

alt
O craque também acredita na importância do camp para a formação de futuros atletas, e sabe da sua importância, como referência na modalidade.


“Eu quando tinha a idade deles não tinha esse privilégio de ter jogadores, de ter esse camp tão profissional quanto esse a NBA. Eu acho que é importantíssimo ter isso. É um espelho para eles. Eu espero que eles possam ter aproveitado bastante e possam levar isso para o dia a dia e, quem sabe, ser um grande jogador de basquete e servir nossa seleção brasileira”, comentou o atleta.

alt


Texto e fotos: Nathália Ely/Travinha Esportes

 

TRAVINHA TV

Banner
Banner

Newsletter


Fotos



Copyright © 2017 Travinha Esportes. Todos os direitos reservados.