Home Notícias Beisebol 12º Torneio Nacional de Beisebol: Farmime nasceu com o Torneio
0

12º Torneio Nacional de Beisebol: Farmime nasceu com o Torneio

12º Torneio Nacional de Beisebol: Farmime nasceu com o Torneio
0
0

Farmime compete na Avançado neste final de semana (10 e 11.11)

Farmácia + Instituo de Matemática e Estatística = Farmime. Foi com a união dos ex-alunos das faculdades de farmácia e do IME da Universidade de São Paulo (USP) que nasceu o time Farmime. A motivação? O surgimento do Torneio Nacional de Beisebol. Sim, o Farmime foi criado, em São Paulo, em 2007, com objetivo de disputar a primeira edição do Torneio Nacional. A união deu certo e a equipe agora disputa a 12ª edição na categoria Amador Avançado. Os jogos acontecem nos campos 2 e 3 do CT da Yakult, em Ibiúna/SP.

“Os dois times sempre se enfrentavam nos torneios universitários com muita gozação e rivalidade, e essa amizade criada em campo ultrapassou as quatro bases. Além disso, treinávamos juntos no Cooper Cotia e muitos se mostravam empolgados em não parar de jogar após a graduação, mas não sabiam como continuar competindo no esporte”, explica a general manager do Farmime Aline Funai Ohara.

Se no começo a composição da equipe era de ex-atletas das faculdades, atualmente ela possui jogadores de diferentes formações como “amigo do amigo, irmão, primo e sempre queremos agregar mais gente, mais amigos!”, afirma Aline.

Até 2013, o Farmime disputou a categoria Amador, subindo de categoria em 2014, passando para a Amador Avançado. Conforme Aline, em 2010 o time foi vice-campeão da chave prata no Iniciantes e, em 2016, campeão da chave bronze da Amador Avançado.

Desde 2008 a Farmime participa também da Liga Paulista de Beisebol (LPB). No segundo ano de competição foi campeão. Atualmente são os vice- campeões. Mesma posição que conquistaram em 2013. Em 2010, eles entraram com dois times. O Farmime A se sagrou 3º colocado e o Farmime B vice-campeão da chave incentivo.

 

Beisebol em crescimento no Brasil

Analisando o beisebol no território brasileiro, Aline acredita que ele está em crescimento, ganhando mais espaços com ligas e torneios regionais.

“Na mídia também vejo grande crescimento de divulgação e fãs do esporte. Além disso, hoje temos muito mais atletas no exterior e com muito mais visibilidade. Acredito também que a volta do beisebol aos jogos olímpicos vai estimular mais os brasileiros a conhecer o esporte” .

Desenvolvimento que é refletido e estimulado pelo torneio Nacional de Beisebol.

“O próprio crescimento do Torneio Nacional mostra como o esporte vem crescendo, o surgimento da divisão AAA, e a extinção do iniciantes 2 mostra como as equipes estão treinando e aumentando o nível da competição”, avalia.

O Torneio Nacional, aliás, proporciona uma troca de experiências entre equipes e jogadores de diferentes níveis técnicos.

“O Nacional promove a interação de times de todo o Brasil e proporciona a troca de experiências. Lembro que no começo havia times de diferentes níveis de experiência e uma vez, eu que mal sabia arremessar bola de softbol estava dando dicas para o pessoal de outro time”, lembra Aline.

Além disso, para o Farmime é a oportunidade de jogar contra times de diferentes cidades. O que também estimula a ver como está o nível do beisebol no Brasil.

 

Torneio Nacional de Beisebol 2018

Ao todo, a 12ª edição do Nacional de Beisebol acontece em quatro finais de semana. Depois da estreia da Amador Altamente Avançado, a competição segue com a categoria Amador Avançado. Essas disputas ocorrem nos dias 10 e 11 de novembro e possuem nove times competindo. No terceiro final de semana (24 e 25.11) de jogos, será a vez das equipes da Amador entrarem em campo. O Torneio termina nos dias 1º e 2 de dezembro com os confrontos da Iniciante.

Para assistir ao vivo

Alguns jogos da categoria Amador Avançado terão transmissão ao vivo com a equipe Travinha Esportes. Dessa vez, com a participação completa do #CasalTravinha. As partidas serão veiculadas no facebook do Torneio Nacional de Beisebol e no site Travinha Esportes.

 

 

Entrevista e texto: Nathália Ely/Travinha Esportes
Foto: Divulgação

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *