Home Notícias Beisebol 12º Torneio Nacional de Beisebol: Tem estreia do tradicional time, Engenharia Mackenzie
0

12º Torneio Nacional de Beisebol: Tem estreia do tradicional time, Engenharia Mackenzie

12º Torneio Nacional de Beisebol: Tem estreia do tradicional time, Engenharia Mackenzie
0
0

Um dos times mais antigos de São Paulo joga neste final de semana (10 e 11.11)

O 12º Torneio Nacional de Beisebol vai ter a estreia de um time tradicional de São Paulo. Apesar de ter surgido no início dos anos 1900, a Engenharia Mackenzie vai participar pela primeira vez do Torneio. A equipe joga na categoria Amador Avançado. Os jogos acontecem neste final de semana (10 e 11.11) no CT da Yakult, em Ibiúna/SP.

Um dos primeiros times de São Paulo

Segundo informações levantadas pelo capitão e ex-diretor de beisebol na Mackenzie, Flavio Yukio Yoshimura, o beisebol na Mackenzie começou em 1907.

“De acordo com os arquivos do Jornal O Estado de São Paulo a primeira partida oficial de beisebol realizada no Brasil ocorreu no dia 1º de Novembro de 1902 entre as equipes Light x Power formadas pelos funcionários americanos da Companhia Light, em São Paulo. Este cenário se tornou mais competitivo quando o primeiro grande adversário da Light apareceu após 1907, o Mackenzie College, única instituição ainda existente daquela época”.

Atualmente, a Engenharia Mackenzie compete na categoria AAA da Liga de Desenvolvimento de Beisebol (LDB). Mas na história da equipe, vários títulos e feitos. Como o bicampeonato do Campeonato Brasileiro de Beisebol e Softbol Universitário em 2009 e 2011. O time é também bicampeão da Liga Paulista de Beisebol (LPB). Além de ser a única modalidade invicta no Engenhariadas, desde 1999.

Para realizar todos esses feitos, além dos treinamentos, Flavio acredita que o destaque da equipe se dá pela cooperação no time.

“Um time bastante unido, onde cada um tenta ajudar o outro, prezando pela paciência e dedicação!”, afirma.

Pelo desenvolvimento do beisebol

O beisebol no Brasil está em desenvolvimento no Brasil. É o que acredita o capitão da Engenharia Mackenzie.

“Em fase de crescimento. Graças aos campeonatos amadores, o beisebol começou a ter muitos praticantes em todo Brasil”, afirma.

E o Torneio Nacional tem papel importante nesse desenvolvimento, sendo espaço para promover a modalidade.

“Torneio Nacional é uma forma de apresentar o esporte para as pessoas que ainda não conhecem e incentivar elas a praticarem”, defende.

Por isso, é tão importante para a equipe participar dessa competição. Além de ajudar na promoção do time. Para Flavio, o Torneio “representa uma confraternização dos times do Brasil inteiro, e queremos divulgar nossa equipe no cenário nacional”.

Torneio Nacional de Beisebol 2018

Ao todo, a 12ª edição do Nacional de Beisebol acontece em quatro finais de semana. Depois da estreia da Amador Altamente Avançado, a competição segue com a categoria Amador Avançado. Essas disputas ocorrem nos dias 10 e 11 de novembro e possuem nove times competindo. No terceiro final de semana (24 e 25.11) de jogos, será a vez das equipes da Amador entrarem em campo. O Torneio termina nos dias 1º e 2 de dezembro com os confrontos da Iniciante.

Para assistir ao vivo

Alguns jogos da categoria Amador Avançado terão transmissão ao vivo com a equipe Travinha Esportes. Dessa vez, com a participação completa do #CasalTravinha. As partidas serão veiculadas no facebook do Torneio Nacional de Beisebol e no site Travinha Esportes.

 

 

Entrevista e texto: Nathália Ely/Travinha Esportes
Foto: Divulgação

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *