Home Notícias CaniCross Letícia/Pipoca e Vitor/Jowjow vencem a 1ª etapa da Vai Totó Expocani
0

Letícia/Pipoca e Vitor/Jowjow vencem a 1ª etapa da Vai Totó Expocani

Letícia/Pipoca e Vitor/Jowjow vencem a 1ª etapa da Vai Totó Expocani
0
0

Competição internacional ocorreu nesse sábado na Expointer

Pela primeira vez o Rio Grande do Sul sedia uma competição internacional de canicross. Composta de três etapas, a 1ª Vai Totó Expocani começou nesse sábado (25.08). A competição ocorreu na pista dos rústicos, no Parque de Exposições Assis Brasil, o Parque da Expointer, em Esteio. O canicross é disputado por uma dupla: o cão e o tutor.

E quem venceu essa primeira etapa na categoria feminino foi o atual conjunto campeão gaúcho, formado por Letícia Casonatto e a cadela Pipoca, seguidas por Simone Jablonski e Vitória e Luana Silva e Shiva. No masculino, o atual campeão iniciante, Vitor Salazar e Jowjow, manteve o título, seguido por Cristiano Silveira e Cacau e João Fontoura e Rebeca.

Ao todo, 19 duplas participaram dessa primeira etapa. Os vencedores da primeira etapa estarão na segunda etapa da Vai Totó Expocani. A disputa ocorrerá no dia dois de setembro, no encerramento da feira. A final será no dia 20 de setembro, em Porto Alegre, durante o Acampamento Farroupilha.

Mais do que competição

Além das disputas pelo título, a Vai Totó Expocani promove o canicross. A modalidade esportiva oportuniza a integração entre o ser humano e o animal. É também uma forma de manter saudável os dois integrantes da dupla.

“O objetivo do esporte é fazer as pessoas saírem de casa com seus cães. O campeonato internacional é um pouco diferente do que o nosso grupo promove porque é feito para pessoas que já praticam canicross. Geralmente, nas Vai Totó Caminhadas e Corridas temos de 200 a 300 conjuntos participando, de todas as categorias (caminhada, iniciante e elite). É uma prova de velocidade e desafios em duplas”, explicou Maurício Pinzkoski, organizador da Vai Totó.

Na Vai Totó ainda é estimulada a solidariedade, pois os participantes doam quilos de rações e pares de tênis. As rações são entregues a ONGs que ajudam animais resgatados. Já os pares de tênis são doados para a ONG Renascer da Restinga, que ajuda pessoas em situação de vulnerabilidade. No total, foram arrecadados  32Kg de ração.

O Campeonato Internacional Canicross 2018 – Vai Totó Expocani é uma parceria da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), a Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac) e a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul).

Confira as próximas etapas:

2ª etapa – 02/09 (domingo)
Horário: 10h
Local: Parque de Exposições Assis Brasil (Pista do Gado Leiteiro)

3ª etapa – 20/09 (quinta-feira)
Horário: 14h
Local: Maurício Sirotski Sobrinho (Pista de Rodeio) – Porto Alegre.

Mais informações no site da Vai Totó.

Primeiro campeonato oficial de canicross do Brasil aconteceu no RS em 2017

Texto: Nathália Ely/Travinha Esportes
Foto: Juliana Baratojo/Especial Palácio Piratini

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *