Home Notícias Esportes Paralímpicos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020: Brasil já tem 22 vagas garantidas
0

Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020: Brasil já tem 22 vagas garantidas

Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020: Brasil já tem 22 vagas garantidas
0
0

Seleções feminina e masculina de goalball e de futebol de 5 já estão confirmados

Ainda falta cerca de dois anos para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, mas o Brasil já tem motivos para comemorar. Afinal, já são 22 vagas garantidas. Ao conquistar a Copa do Mundo, no último dia 17 de junho, a seleção de futebol de 5, para cegos, carimbou o passaporte. Só aí já são dez jogadores. As seleções feminina e masculina de goalball também já tinham garantido sua passagem para Tóquio com suas colocações no Campeonato Mundial da modalidade na Suécia, no início de junho. Cada naipe tem seis atletas. Com os doze do goalball, totaliza 22 vagas.

Título e vaga

Apenas o campeão da Copa do Mundo de Futebol de 5 garantiria vaga para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Pois o Brasil levantou a taça e carimbou o passaporte. A vitória na final veio em cima da Argentina por 2 a 0.

Goalball também garantido

O futebol de 5 se junta às equipes feminina e masculina de goalball. No início de junho (de três a oito), as seleções disputaram o Campeonato Mundial, em Mälmo, na Suécia. Os homens foram campeões e as mulheres ficaram com o terceiro lugar, e, assim, também se classificaram para Tóquio 2020.

Próximos desafios

Mesmo classificadas, seguem os desafios para o goalball e o futebol de 5. O maior deles será no ano que vem nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru.

E tem outras modalidades que também tem competições mundiais esse ano, como o basquete em cadeira de rodas e o vôlei sentado. Ambos valendo vaga em Tóquio.

“No ano que vem, temos Mundiais de esportes individuais, como o de natação e o de atletismo, assim como o Parapan de Lima, que vão render mais vagas. A expectativa é que a delegação brasileira vá para o Japão com mais de 400 integrantes, sendo cerca de 200 deles atletas”, comentou Alberto Martins da Costa, diretor técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

O Mundial de vôlei sentado será de 15 a 22 de julho, na Holanda. Já o de basquete em cadeira de rodas, de 16 a 25 de agosto, na Alemanha. O Brasil estará presente nas duas competições com as equipes masculinas e femininas. Nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, 286 atletas representaram o Brasil nas vinte e duas modalidades. No Japão, a vela e o futebol de 7 (para paralisados cerebrais) saíram do programa paralímpico e serão substituídos por taekwondo e badminton, que farão suas estreias em 2020.

 

Mais no site do Comitê Paralímpico Brasileiro

 

Texto: Nathália Ely/Travinha Esportes
Foto: Renan Cacioli/CBDV

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *