Home Notícias Esportes Paralímpicos Brasil é pentacampeão da Copa do Mundo de Futebol de 5
0

Brasil é pentacampeão da Copa do Mundo de Futebol de 5

Brasil é pentacampeão da Copa do Mundo de Futebol de 5
0
0

Na final da Copa do Mundo de futebol de 5, Brasil derrotou a Argentina

É penta! O Brasil venceu a Argentina por 2 a 0 na final da Copa do Mundo de Futebol de 5 e comemorou, pela quinta vez, o título da competição. Além de levantar a taça, a Seleção Brasileira também comemorou a vaga para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Os gols da vitória foram de Ricardinho e Nonato. Ricardinho ainda foi o artilheiro da Copa do Mundo. A competição ocorreu no Colégio Sagrado Coração de Chamartín, em Madri.

Domínio brasileiro

A vitória confirmou a hegemonia brasileira na Copa do Mundo de Futebol de 5. Das sete edições, o Brasil venceu cinco – Madri (2018), Tóquio (2014), Hereford (2010), Jerez de la Frontera (2000) e Paulínia (1998). Em apenas duas edições, a Seleção não subiu no andar mais alto do pódio: em Buenos Aires (2006), quando foi vice, e no Rio de Janeiro (2002), quando ficou em terceiro.

Além da hegemonia na competição, o Brasil também é superior nos confrontos contra a Argentina. Essa foi a 20ª final de campeonato entre os rivais sul-americanos, a 17ª em que os brasileiros levam a melhor. Os hermanos ganharam apenas o Mundial de 2006 e as edições de 2005 e 2017 da Copa América. No total de confrontos, foram 48 entre os dois países. Desses, 24 vitórias brasileiras, 19 empates e cinco vitórias argentinas. O Brasil marcou 51 gols e sofreu apenas 17.

O jogo

O Brasil contou com a superação particular de Ricardinho. O goleador da equipe jogou a final com o nariz quebrado. Ricardinho se lesionou após um choque involuntário na semifinal diante da China.

O primeiro tempo foi de marcação forte e poucas oportunidades para os dois lados. Já na segundo tempo, Ricardinho abriu o placar aos 22 minutos. O atleta acertou um lindo chute rasteiro que ainda bateu na trave esquerda do goleiro Germán Muleck antes de entrar. Aos 35, foi a vez de Nonato – que veio do banco de reservas – arrancar com a bola de trás da defesa. Ele conduziu até a entrada da área e bateu no canto do goleiro argentino para definir o marcador: 2 a 0.

100% de aproveitamento

A vitória na final fechou com chave de ouro a campanha perfeita do Brasil na Copa do Mundo de Futebol de 5. A seleção teve 100% de aproveitamento. Na fase de grupos, venceu Mali (6 a 1), Costa Rica (14 a 1) e Inglaterra (3 a 0). Nas quartas, bateu a Colômbia por 3 a 0. Na semifinal, fez 1 a 0 na China.

Prêmios individuais

Ricardinho foi o artilheiro da competição e entrou na Seleção do Mundial. A Seleção da Copa do Mundo teve ainda o goleiro espanhol Sérgio Rodríguez, o fixo Coki Padilla, da Argentina, o chinês Wei Jiansen, e o turco Hasan Satay, vice-artilheiro, com nove gols, um atrás do brasileiro.

 

Seleção de Futebol de 5 treina com retorno de Jefinho

 

Texto: Nathália Ely/Travinha Esportes
Foto: Renan Cacioli/CBDV

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *