Home Notícias Rugby Gaúcho de Rugby 7’s Feminino 2018 terá dois circuitos: Adulto e Juvenil
0

Gaúcho de Rugby 7’s Feminino 2018 terá dois circuitos: Adulto e Juvenil

Gaúcho de Rugby 7’s Feminino 2018 terá dois circuitos: Adulto e Juvenil
0
0

Disputa adulta começa dia 24 de junho e tem as sedes definidas

Está tudo pronto para começar o Circuito Gaúcho de Rugby 7’s Feminino 2018 (CGR 7’s Feminino). Em reunião na última quarta-feira (06.06) foram definidas as sedes das etapas do CGR 7’s Feminino Adulto. A disputa de 2018 começará no dia 24 de junho por Porto Alegre, no casa do Charrua. Local também da última etapa, no dia 25 de novembro. Como novidade esse ano, a Federação Gaúcha de Rugby (FGR) está organizando também o CGR 7’s Feminino M18. A primeira etapa já tem data: será no dia 29 de setembro, em local ainda a definir.

Charrua vence desde 2010

Então está marcado. No dia 24 de junho (domingo) começarão as disputas pelo título gaúcho feminino. E tudo iniciará na casa do atual campeão Charrua. A primeira etapa será realizada na Sociedade Hípica Porto Alegrense. Ao longo do ano, serão cinco, com o Charrua novamente organizando a última etapa, no dia 25 de novembro.

Entre a etapa inaugural e a final, mais três. No dia 22 de julho será a vez das gurias do Predadores organizarem em Guaíba. Na terceira etapa as disputas ocorrerão na zona sul do Rio Grande do Sul, onde as anfitriãs serão as atletas do Antíqua. Na quarta, será a vez do Farrapos receber todo mundo em Bento Gonçalves.

Antiqua, Charrua, Farrapos e Predadores são as equipes fixas confirmadas na competição. Em cada etapa pode ainda haver equipes convidadas, que confirmam apresença até a quarta-feira anterior ao final de semana de disputas.

Confira as datas e locais das etapas do CGR 7’s Feminino Adutlo:

1. 24 de Junho de 2018
Organizador: Charrua RC

2. 22 de Julho de 2018
Organizador: Predadores RC

3. 19 de Agosto de 2018
Organizador: Antiqua RC

4. 16 de Setembro de 2018
Organizador: Farrapos RC

5. 25 de Novembro de 2018
Organizador: Charrua RC

 

Buscando sempre e o aperfeiçoamento da competição, a coordenação do Feminino da FGR estabeleceu algumas mudanças no regulamento do Circuito. O principal destaque, segundo a coordenadora do Feminino FGR Ana Paula Kutscher Ripoll, foi no que diz respeito ao Campos de jogos e Médico, no qual se excluiu a obrigatoriedade de contratação de serviço de ambulância de UTI, desde que se atenda às exigências da Listagem de Materiais obrigatórios em ambulâncias em etapas de 7s da FGR.

O futuro do rugby gaúcho feminino

Pensando no crescimento do rugby gaúcho também entre as mulheres, esse ano a FGR retorna com o CGR 7’s M18 Feminino. Ou seja, um circuito todo voltado para as categorias de base feminina.

Assim como no Adulto, o Circuito será divido em etapas, com cada uma acontecendo em um local. As datas já estão definidas de todas, mas de duas delas ainda se decidirá o local de realização. A única já definida é a última, no dia 24 de novembro. Ela será organizada pelo Charrua na Sociedade Hípica. Dessa forma, em um mesmo final de semana as índias sediarão as finais da juvenil e da adulta.

Confira as datas das etapas do CGR 7’s M18 Feminino:

1. 29 de Setembro de 2018
Organizador: A definir

2. 27 de Outubro de 2018
Organizador: A definir

3. 24 de Novembro
Organizador: Charrua RC

A fórmula de disputa será a mesma para as duas categorias. O diferencial na juvenil, além de menos etapas, é que as atletas poderão jogar por times que não aqueles que são federadas, ou seja, poderá ter a união de atletas de diferentes clubes para formar uma equipe participante. Assim, haverá uma equipe campeã por etapa.

“Se houver alguma que for mais de uma vez campeã, será ela a campeã do Circuito todo como se fosse mini seleções”, explica Ana.

“A ideia é dar jogo e não ser uma competição só de disputa”, completa a coordenadora do Feminino.

 

Fórmula de disputa

Tanto o Circuito Adulto quanto o Juvenil acontecerão em etapas nas quais os times participantes se enfrentarão. Cada etapa terá um campeão e uma classificação, na qual o 1º colocado soma 22 pontos, o 2º, 19, o 3º, 17, e assim sucessivamente. No final das etapas, será declarada campeã a equipe que somar mais pontos em todas as etapas.

 

 

Texto: Nathália Ely/Travinha Esportes
Foto: Poletts/Arquivo

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *