Home Notícias Rugby Vitória histórica! Brasil derrota a Argentina no Sul-Americano 6 Nações de Rugby XV
0

Vitória histórica! Brasil derrota a Argentina no Sul-Americano 6 Nações de Rugby XV

Vitória histórica! Brasil derrota a Argentina no Sul-Americano 6 Nações de Rugby XV
0
0

Tupis viraram o jogo que estava 33×3

Superação para fazer história. Assim foi o sábado (12.05) dos jogadores da Seleção Brasileira de Rugby XV. Os Tupis, como são conhecidos, venceram a poderosa seleção da Argentina pelo Sul-Americano 6 Nações de Rugby XV. Na casa do adversário, os brasileiros fizeram 36 a 33 e derrotaram a principal equipe da América de “virada da virada”. Apesar de não ser o time principal, a Argentina XV, que encarou o Brasil, contou com cinco atletas do Pumas (equipe principal).

O resultado deixou o Brasil perto de conquistar o título inédito do Sul-Americano 6 Nações. Essa é a segunda vitória brasileira na competição. No primeiro jogo, derrotou os chilenos por 28 a 12. O próximo desafio já está agendado: é sábado (19.05) contra a Colômbia. Dessa vez, diante da torcida. O jogo acontecerá no campo do SPAC, em São Paulo.

“Não é apenas o resultado mais importante do rugby do Brasil, mas, talvez, esteja entre os mais importantes resultados do rugby mundial”, afirma categoricamente Fernando Portugal, capitão da seleção brasileira até 2015 e hoje dedicado à formação de novos atletas no Sistema de Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

Portugal fala com a autoridade de quem estava em campo há quatro anos, pelo mesmo torneio, e saiu do gramado derrotado por imponentes 114 a 0 diante dos argentinos.

“Vira-vira”

Quem olhou o resultado do primeiro tempo pode ter pensado: “lá vem mais um lavada argentina”. Afinal, os Tupis foram para o intervalo com o placar adverso de 33×3. O Brasil até abriu o placar com um penal de Josh, mas deixou os argentinos virarem.

Quem teve esse pensamento, no entanto, enganou-se totalmente. No segundo tempo, os Tupis voltaram com garra para dominar a Argentina XV. E, fazendo a mesma pontuação que o rival tinha feito no primeiro tempo, mas sem deixa-los marcar, o Brasil fechou o jogo com o resultado histórico de 36×33. Os tries brasileiros foram anotados de Michael Oliveira (2), Ige (2) e Ariel. Ige, aliás, foi o responsável pelo try da “virada da virada” e que decretou a vitória histórica.

O CEO da CBRu, o argentino Agustin Danza, acredita que a vitória deste sábado no Sul-Americano é a prova do rumo acertado do trabalho pelo maior objetivo estratégico da entidade: classificar a seleção masculina para a Copa do Mundo em 2023.

“O resultado é fruto de um trabalho duro que começou há muitos anos com atletas amadores, como era a geração do Fernando Portugal. Com mais investimento e estrutura proporcionados pelo Sistema de Alto Rendimento fomos evoluindo. Existe uma rotina intensa e silenciosa de profissionais, atletas e técnicos, que se dedicam integralmente para conquistar nosso principal objetivo que é classificar a seleção para a Copa do Mundo de 2023”, diz Agustin Danza. “Vencer a Argentina não é o final do caminho, é apenas o começo. E certamente motivará a todos a trabalhar ainda mais. Estamos no caminho certo”, afirma.

 

Assista aos Tries da 6ª Rodada do Campeonato Gaúcho de Rugby 2018

 

Texto: Nathália Ely/Travinha Esportes
Foto UAR/Emi Raimondi

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *