Home Notícias Beisebol Campeonato Catarinense de Beisebol 2018 inicia neste final de semana
0

Campeonato Catarinense de Beisebol 2018 inicia neste final de semana

Campeonato Catarinense de Beisebol 2018 inicia neste final de semana
0
0

Terceira edição do estadual tem aumento no número de equipes

Vai começar a terceira edição do Campeonato Catarinense de Beisebol. A primeira etapa do estadual ocorre neste domingo (15.04) Caldeirão do Itaum, estádio do Fluminense de Joinville, casa do Joinville Royals. A novidade desse ano é a divisão em duas conferências – Norte e Sul – devido ao aumento de equipes participantes. Os jogos iniciam às 8h30.

Disputam a primeira etapa os times que compõem a conferência norte: Joinville Royals, Blumenau Capivaras e Jaraguá Shooters. O primeiro confronto é entre os donos da casa e o estreante Jaraguá Shooters.

Além deles, mais três times disputam o Catarinense: Floripa, Itajaí e Brusque. Equipes que compõem a conferência sul.

Fórmula de disputa

Serão três etapas na fase inicial. Os times enfrentam os adversários dentro de sua própria conferência em esquema todos contra todos.

Na segunda fase, os dois melhores de cada chave se classificam para as semifinais em cruzamento olímpico.

A última fase será de decisão: final, terceiro lugar e quinto lugar.

Expectativas para os estreantes e mais novos

3º Campeonato Catarinense de Beisebol - Joinville

Para o time sede da 1ª etapa, 2018 é um ano importante para o beisebol catarinense e o time está mais preparado para a disputa.

“2018 será um ano de consolidação do beisebol em Santa Catarina, em virtude do crescente número de interessados. E o próximo passo com certeza é apresentarmos o esporte para as crianças. A equipe de Joinville está mais estruturada e vem mantendo um ritmo acelerado de treinos, o que vem a dar uma boa perspectiva para esta temporada”, destaca Walter Mukai, atleta e membro do Grupo Gestor do Joinville Royals.

Já o atleta do Joinville Royals, Thyago Rafael, a equipe vem forte.

“Estamos treinando firme, com treinos específicos durante a semana e também fizemos uma pré temporada puxada. O time está reforçado e a expectativa é brigar na parte de cima, se classificar paras as semifinais e fazer bonito na Liga”.

O coach do estreante Jaraguá Shooters, Jaime Ramos, o principal vai ser se divertir. Afinal o time é novo e com menos experiência que os demais. Criado em dezembro de 2017, a equipe possui apenas três ou quatro atletas com mais experiência, o os outros começaram a jogar em dezembro mesmo. Mas eles tem treinado todos os domingos e fizeram um amistoso contra o Joinville. Apesar das dificuldades, a equipe quer representar bem a cidade.

“Na questão do campeonato esse ano, tenho confiança total no meu time. Temos atletas talentosos, apesar de começarem a jogar beisebol em pouco tempo. Nossa expectativa é se divertir e ganhar! Nossos adversários tem muito mais experiência e treino. Mas vamos jogar com tudo! Treinamos muito e agora queremos representar Jaraguá!”, exalta o coach, Jaime Ramos.

Depois do Jaraguá, Itajaí é o grupo mais novo e também estreia na competição. Apesar das dificuldades, eles prometem incomodar.

“Somos a segunda equipe mais nova no estado. Será nosso primeiro campeonato, e estamos na mesma chave do bicampeão Catarinense (Floripa). Temos ciência de que não vai ser fácil, mas tenho certeza que vamos dar trabalho”, afirma Bernardo Borges, presidente e General Manager do Itajaí.

Experiência dos mais antigos

3º Campeonato Catarinense de Beisebol - Brusque

 

Todos buscam quebrar a hegemonia do Floripa Ichiban. O time é o mais antigo dos seis, fundado em 2004. Atualmente conta com uma equipe que tem uma quantidade significativa de novatos que são instruídos pelos mais experientes. O treinamento é principalmente voltado ao softbol e quando possível treina-se um pouco do beisebol para perceber e se acostumar com as diferenças entre os dois esportes.

“Alguns times se formaram depois da primeira edição da LCB e este é um dos resultados colhidos deste evento. Para o Floripa Ichiban este evento é importante para se desenvolver no esporte e buscar mais interessados. Vamos jogar para ganhar, assim como todas as equipes que entram na competição”, explica Augusto Romero Monteiro, integrante da comissão técnica do Floripa Ichiban.

Fundado há três anos, o Brusque Brewers nasceu como forma de reunir amigos. Mas logo apareceu o primeiro campeonato catarinense e eles foram crescendo. Participantes de todas as edições, eles vem se preparando desde janeiro para a desse ano.

“Estamos nos preparando desde a 3ª semana de janeiro. Com algumas dificuldades para arrumarmos um campo para os treinos, mas com muita vontade e garra! Esperamos fazer um bom catarinense esse ano. Pensamos em título, mas também sabemos da qualidade das demais equipes e sabemos que será difícil, mas vamos tentar buscar esse Catarinense e quebrar a hegemonia do Ichiban!”, garante Jean Carlos Hort, presidente do Brusque.

Já o Blumenau Capivaras começou um pouco depois, em 2016, também com um grupo de amigos para divulgar um novo esporte na região. Já em 2017, venceram o Torneio Integração que teve Joinville e Brusque participando. O time disputou a segunda edição do Catarinense, saindo com o vice-campeonato. Mesmo lugar conquistado no segundo Catarinense de Softbol.

“Para fechar o ano fomos convidados para o IX Torneio Cidade de Curitiba de softbol masculinos onde fomos campeões da chave C. Nossa expectativa é continuar fazendo o trabalho forte e se empenhando dentro de campo. O resultado virá de acordo com nosso empenho e treinamento”, acredita Fabio Kato Silva, coach e capitão do Blumenau Capivaras.

 

ANC é o único invicto depois da 3ª rodada do 16º Paulista de Beisebol

 

Reportagem: Marcus Von Groll/Travinha Esportes
Texto: Nathália Ely/Travinha Esportes
Fotos: Divulgação

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *