Home Notícias Rugby Vão começar os treinos das seleções gaúchas juvenis de rugby
0

Vão começar os treinos das seleções gaúchas juvenis de rugby

Vão começar os treinos das seleções gaúchas juvenis de rugby
0
0

Primeiro treinamento ocorre final de abril em Porto Alegre

Os treinamentos das seleções gaúchas juvenis de rugby agora tem data para começar. O primeiro encontro para atletas das categorias M15 a M19 será no último final de semana de abril (28 e 29.04). As atividades desses dias ocorrerão em dois turnos – manhã e tarde – na Sociedade Hípica Porto-Alegrense, Zona Sul da Capital Gaúcha. Mais três treinamentos devem ser realizados até julho desse ano. As seleções são coordenadas pela Federação Gaúcha de Rugby (FGR).

“Não buscamos resultados, procuramos formar pessoas através do rugby. Para isso, estaremos trabalhando com um grupo numeroso de pessoas que estará ajudando, colaborando, tentando dar o melhor para poder contribuir com o crescimento do rugby no estado”, destaca o coordenador de seleções da FGR, Martin Castillo.

Primeiro treino

Nos dias 28 e 29 de abril serão realizados os primeiros treinamentos. As atividades iniciam às 9h30 no sábado e às 10h no domingo. Os exercícios terminam às 17h e tem pausa para almoço.

Conforme o coordenador de seleções da FGR, Martin Castillo, nesse encontro inaugural será realizada uma apresentação dos treinadores da temporada para cada categoria, explicada a forma de trabalho, além de um treino coletivo geral.

O treino será aberto a todos os atletas juvenis das categorias M15 a M19, tanto do naipe masculino quanto feminino, de todos os times do Rio Grande do Sul. Para tanto, quem deseja participar deve se inscrever e preencher o formulário que será disponibilizado em breve no site da FGR.

“Minhas expectativas em relação aos treinos é grande, porque é um desafio para todos nós. Primeiro ter um grupo numeroso de jogadores em todas as categorias que nos permitam trabalhar e colocar em prática nosso planejamento e em segundo lugar desejamos poder consolidar com a frequência de treinos, jogos, o grupo de jogadores, como também de treinadores, assistentes, manager”, afirma o Coordenador de Seleções da FGR.

Outras datas

Outras três datas já estão reservadas para os treinamentos: 26 e 27 de maio, 16 e 30 de junho. Os de abril e maio serão abertos a todos os atletas juvenis, já os outros serão apenas para os selecionados.

“Os dois primeiros treinos serão abertos. A partir deles, haverá uma seleção de jogadores que irão a trabalhar para representar o estado no torneio nacional a ser disputado a principio em julho. Esses jogadores serão escolhidos com base no seu desempenho pelos treinadores de cada categoria”, explica Martin.

Competições e aumento da base

Entre as competições que estão na meta de preparação das equipes estão a Copa Cultura Inglesa de Rugby Juvenil, a nível nacional, e o Valentin Martinez, tradicional torneio internacional realizado no Uruguai. Martinez é o maior torneio juvenil do continente. A intenção é participar do torneio internacional com duas categorias femininas e uma masculina.

Segundo o coordenador, um dos objetivos dessas atividades, além de participar das competições, é aumentar a base de jogadores juvenis no estado, tanto masculina quanto feminina. Para tanto, outras ações coletivas também devem ser realizadas.

“Por outro lado, iremos ter treinadores de vários clubes que estarão participando deste processo, que levarão para seus clubes o que desejamos usar como forma e método de treino. Desta forma, tentaremos também dar continuidade ao nosso trabalho nos clubes”, acredita Martin.

Para ele, o aumento do número de jogadores da base é o primeiro passo para dar continuidade às atividades.

“O mais importante neste primeiro momento é ter cada categoria com muitos jogadores, que nos permitam executar nosso planejamento. Porque uma vez que podemos garantir ter um grupo numeroso, podemos começar a pensar em poder colocar a nossa federação no lugar mais alto no cenário nacional. Isso deve ser uma consequência de muitos passos bem dados antes”, analisa.

 

Texto: Nathália Ely/Travinha Esportes
Foto: Arquivo/ João Netto/ Fotojump

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *