Home Notícias Esportes Paralímpicos Brasil conhece adversários do Mundial de goalball 2018
0

Brasil conhece adversários do Mundial de goalball 2018

Brasil conhece adversários do Mundial de goalball 2018
0
0

Competição também garante vaga para as Paralimpíadas 2020

O Brasil já sabe quem enfrentará na primeira fase do Campeonato Mundial de goalball. O sorteio aconteceu nessa quinta-feira (11.01) na cidade do evento. O Mundial acontecerá a partir de três de junho em Malmo, na Suécia.

Vaga nos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020

Além da disputa pelo títutlo do Mundial de goalball, o campeonato tem uam outra importância. Os três primeiros colocados da competição já garantem vaga antecipada para as Paralimpíadas Tóquio 2020.

Mundial de goalball masculino

A disputa masculina tem 16 times. Atual campeão, o selecionado masculino brasileiro caiu no grupo B, juntamente com Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Irã, Egito, República Tcheca e Japão. EUA é o atual vice-campeão paralímpico, e, assim como o Brasil, medalha de bronze na última paralimpíada (Rio 2016), não entrou no sorteio. Os três primeiro colocados da Rio 2016 foram colocados diretamente nos grupos.

O mesmo aconteceu com a campeã olímpica, Lituânia, que ficou como cabeça de chave do grupo A. Na mesma chave estão Argélia, China, Bélgica, Argentina, Suécia, Austrália e Turquia.

Alessandro Tosim, técnico da Seleção Masculina de goalball avalia o grupo.

“O que a gente tem que analisar é a competição de forma geral. Todas as equipes são muito fortes. Tem uma Alemanha que está chegando forte com esses garotos. Canadá e EUA que a gente já conhece. O Japão por ser o país sede da próxima Paralimpíada. A República Tcheca que vem com um novo treinador, e não sabemos ainda quem foi anunciado. Então, todas as equipes são fortes, o que a gente precisa é se preparar para enfrenta-los. Já estamos fazendo análise de algumas equipes do Mundial pegando alguns jogos do Campeonato Europeu e vamos preparar a equipe para que a gente possa ter um grande desempenho no Mundial. E hoje nós somos uma equipe muito forte, madura dentro de quadra, então o que precisa é fazer todas as ações que vão ser treinadas durante a competição”, analisou.

Mundial de goalball feminino

A competição feminina terá 12 países. As meninas da equipe feminina brasileira buscarão melhorar a colocação do último Mundial, em 2014, quando ficaram em quinto lugar. Para tanto, terão pela frente na primeira fase China, EUA, Argélia, Canadá e Grécia, integrantes do Grupo D. Na chave C ficaram Turquia, Rússia, Japão, Austrália, Israel e Suécia.

“É uma chave forte, com a presença da China, e dos EUA e Canadá, pois as duas demonstraram muito equilíbrio conosco no Campeonato das Américas. É uma competição que todo mundo se prepara muito bem e já querem a vaga para Tóquio. Por isso, a necessidade de fazermos uma boa preparação, objetivando fazer bons jogos e conquistar já a vaga”, projetou o técnico Dailton Nascimento.

Mais informações sobre o Campeonato Mundial

Vai começar a preparação brasileira para o Mundial de Goalball

Texto: Nathália Ely/Travinha Esportes
Foto: Leandro Martins/CPB/MPIX

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *