Home Notícias Rugby Planalto Rugby já se prepara para a disputa da 1ª divisão em 2018
0

Planalto Rugby já se prepara para a disputa da 1ª divisão em 2018

Planalto Rugby já se prepara para a disputa da 1ª divisão em 2018
0
0

Próximo ano já começou para o time de Passo Fundo

2018 será um ano diferente para o Planalto Rugby Clube. Depois de seis anos de existência, o time de Passo Fundo disputará a primeira divisão do Campeonato Gaúcho de Rugby (CGR 2018). Para integrar a elite gaúcha, no entanto, conforme regulamento da Federação Gaúcha de Rugby (FGR), é preciso ter, além e um time adulto, uma categoria de base para disputar o CGR M19. Por isso, o trabalho do próximo ano já começou.

“Foi um ano muito puxado, e apesar de termos jogos espaçados, jogamos de março a dezembro. Além disso os treinos ocorriam três vezes na semana, de forma bastante intensa. Podemos dizer que acabou o ano dentro de campo… Mas na diretoria: 2018 já começou”, afirma o vice-presidente e capitão do Planalto Rugby Clube, Eduardo Rech.

Vaga conquistada diante do URSM

Foi preciso vencer um clássico da segunda divisão para garantir a vaga na primeira. Depois de ganhar o título do CGR 2ª divisão (04.11), o Planalto ganhou a chance de disputar a repescagem contra o Universitário Rugby de Santa Maria (URSM). O confronto pela vaga aconteceu no dia três de dezembro. O Planalto venceu o embate por 32×12 e celebrou a ascensão de série.

“O jogo foi disputado. Mas creio que saímos em vantagem pelo ritmo de jogo. Terminamos o campeonato algumas semanas antes da repescagem, enquanto que o URSM estava com um ritmo um pouco menos intenso neste final de temporada. Contudo, no momento que o soou o apito, o clássico da segunda divisão mostrou porque merece tal alcunha. Disputa bastante física, com rucks intensos pautaram boa parte do jogo. E tudo isso sob um baita sol o que exigiu ainda mais da preparação física de ambos os times. O ponto positivo para o PRC foi o encaixe das jogadas que treinamos.E quando isso acontece, deixa feliz o treinador, o time e a torcida que passa a assistir um grande jogo”, destacou o capitão.

A conquista da vaga foi além do que o Planalto havia planejado para 2017. Segundo o vice-presidente e capitão, o principal objetivo era a conquista do título da segundona.

“No entanto, na cabeça dos nossos atletas havia essa fome pela primeira divisão, a qual serviu para dar o último sprint do ano contra o URSM”, completa.

Dos acontecimentos de 2017, Eduardo também lembra do crescimento da categoria feminina, que, apesar de não estar competindo, teve um aumento na participação de mulheres. Os treinos estão cada vez com um número maior de interessadas em se tornar atletas.

Pré- temporada inicia em janeiro

Depois de tantas disputas, um descanso merecido aos atletas. Mas a volta aos treinamentos já está marcada. A pré-temporada deve iniciar entre a última semana de janeiro e a primeira de fevereiro. Antes disso, no entanto, a diretoria já estará trabalhando. Durante janeiro, começará a captação de atletas, em especial, para as categorias de base. Isso porque, conforme Eduardo, eles querem aproveitar que os colégios estarão na ativa, com aulas, refletindo as greves que aconteceram durante esse ano.

O fortalecimento das categorias de base e do time feminino, aliás, serão as tônicas do trabalho em 2018 para o Planalto. Além disso, a equipe dará continuidade ao que já vem sendo desenvolvido esse ano, que é a estrutura de governança do clube, bem como a projeção de orçamento e necessidade de material humano.

“Impossível desvincularmos esta ascensão à primeira divisão do desenvolvimento das categorias de base. A FGR está, acertadamente, demonstrando um enorme interesse no desenvolvimento dos clubes no tocante às categorias de base. A existência de uma categoria de base sólida deverá ser critério tanto para ascensão quanto para descenso da primeira divisão. Isso é essencial para perenidade dos clubes e do esporte no estado (e no país)”, exalta Eduardo.

Para o desenvolvimento do rugby

E é visando então a esse crescimento do rugby que a direção e todos os integrantes do Planalto trabalham. Contando sempre com a divulgação proporcionada pelo Travinha Esportes e o apoio da sua torcida.

“Gostaria de agradecer o espaço que o Travinha dá para o Rugby e para o Planalto, e também parabenizar pelo reconhecimento recebido na Assembleia Legislativa neste final de 2017. E um recado para nossos atletas e torcida: sabemos que será um ano desafiador e de muito esforço e dedicação de todos, mas uma coisa é certa, ‘não estamos aqui por acaso’. AVANTE PLANALTO!”, convoca o vice-presidente e capitão.

 

Reportagem e texto: Nathália Ely/Travinha Esportes
Foto: Planalto Rugby Clube

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *