Home Notícias Futebol Bruno Saymon: estudos e prática para a modernização do futebol
0

Bruno Saymon: estudos e prática para a modernização do futebol

Bruno Saymon: estudos e prática para a modernização do futebol
0
0

Uma lesão ainda jovem o tirou de dentro de campo, mas não o afastou do gramado

Desde os cinco anos futebol faz parte da vida de Bruno Saymon. Das ruas para a escolinha do São José,o sonho de jogar futebol. Desejo que ia se realizando até que, aos 21 anos, uma grave lesão interrompeu a continuidade dessa concretização. Se já não era possível calçar as chuteiras para jogar bola, nada o impedia de estar do lado da linha lateral, então orientando os jogadores. E é assim, que desde então Bruno Saymon vem buscando espaço no esporte pelo qual é apaixonado. Hoje com 30 anos, o jovem treinador tem grande expectativa para 2018.

Sem deixar o futebol

Depois de passar por times como Esporte Clube Cruzeiro (RS), Novo Hamburgo (RS) e Operário Ferroviário Esporte Clube (PR), além de uma passagem pelo Club Universidad de Chile (La U) de Santiago, Bruno estava no Avenida quando sofreu a lesão que o afastaria dos gramados. Acabava de fazer um bom campeonato em seu último ano na categoria júnior. Mas ele não se deixou abater. Ele já cursava faculdade e sabia que não queria deixar o futebol.

“Junto com futebol eu já estava conciliando a faculdade. Logo que tive a lesão sabia que seria muito difícil voltar a atuar em alta performance. Aí me dediquei a estudar para continuar no meio do futebol, mas dessa vez de outra forma”, explicou.

Um incentivo para seguir essa nova profissão foi justamente o seu treinador na época, Fabiano Daitx, e a maneira como ele desempenhava a função.

“Eu observo bastante, costumo tirar coisas boas de cada pessoa que trabalhou comigo ou quem acompanho na mídia. Mas o treinador do meu último ano de atleta, confesso que me chamou muita atenção pela forma que trabalhava. Sempre que posso costumo acompanhar os trabalhos que ele desempenha”, destaca.

Estudos e práticas para inovar

A condição mudou para treinador, mas o objetivo é sempre de fazer um bom trabalho, com comprometimento, para ganhar títulos e ser reconhecido. Para tanto, Bruno Saymon foi estudar bastante, ao mesmo tempo em que desempenhava diferentes funções em diversos clubes. Isso porque Bruno acredita que os estudos são essenciais na modernização que o futebol vem sofrendo. E um profissional da área tem que estar sempre atualizado.

“Penso que futebol vem se modernizando. E nós, como profissionais da área, não podemos ficar para traz. A contribuição de estudar é poder ter interações e o entendimento de todas as esferas que o futebol de alta performance necessita”, acredita.

Com seu trabalho, aplicando o que estudou com o que aprendeu na prática, Bruno confia que pode participar de um momento de transformação do futebol, com destaque para a parte metodológica.

“Acredito que posso fazer parte desse processo de mudança. Passei por quase todas as etapas dentro do futebol, então me vejo preparado para colocar em prática tudo aquilo que acredito ser necessário para fazer um bom trabalho. As mudanças metodológicas estão acontecendo. Como treinadores, temos que aplicar aquilo que julgamos ser interessante para potencializar as qualidades dos nossos atletas”, afirma determinado.

2017 foi bom, 2018 vai ser melhor

No ano que está acabando, Bruno Saymon teve a oportunidade de voltar a trabalhar com atletas de categorias de base. Há dois anos ele vinha atuando com profissionais, por isso, ele acredita que foi um retorno bom poder atuar com garotos e formar jogadores.

Durante o segundo semestre, Bruno acompanhou jogos e fez alguns cursos. Tudo com o objetivo de se qualificar para os desafios, que ele acredita, virão em 2018.

“As expectativas são as melhores possíveis. Estamos em conversação com alguns clubes. Assim que definirmos nosso futuro, é colocar em prática nossas ideias e fazer um grande trabalho”, planeja.

Isso tudo para passar adiante o que o futebol lhe ensinou. Ensinamentos esses que vão além do esporte em si.

“Futebol para mim foi uma forma de educação, me deu valores e responsabilidade. Hoje tento passar para meus atletas um pouco de tudo que adquiri de conhecimento”, destaca.

Bruno Saymon

Confira um pouco da carreira desse jovem treinador

2017 – Técnico da equipe juvenil do Esporte Clube Novo Horizonte – RS
2016 – Auxiliar técnico e preparador físico do Clube Náutico Marcilio Dias – SC
2016 – Auxiliar técnico e preparador físico do Esporte Clube Aimoré – RS
2015 – Preparador físico da equipe profissional do Esporte Clube Operário de Mafra – SC
2014 – Treinador da equipe profissional da Associação Cultural e Beneficente Estancia Velha – RS
2013 – Auxiliar técnico da categoria júnior da Associação Cultural e Beneficente Estância Velha – RS
2013 – Treinador da categoria juvenil do Grêmio Esportivo Sapucaiense – RS
2013 – Analista de desempenho da equipe profissional do Esporte Clube Novo Hamburgo – RS
2013 – Preparador físico e auxiliar técnico das categorias juvenil e júnior do Novo Hamburgo
2013 – Preparador físico da categoria infantil do Novo Hamburgo
2011 – 2012 – Treinador da categoria juvenil do SESC Campestre
2011 – Estagiário Voluntário no Sport Club Internacional
2009 – 2010 – Estagiário do Grêmio

 

Texto: Nathália Ely/Travinha Esportes
Foto: Facebook pessoal

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *