Home Notícias Esportes Paralímpicos Thomaz Matera conquista ouro no Mundial de Natação Paralímpica
0

Thomaz Matera conquista ouro no Mundial de Natação Paralímpica

Thomaz Matera conquista ouro no Mundial de Natação Paralímpica
0
0

Carioca foi o melhor nos 100m borboleta

E tem mais medalha brasileira no Mundial de Natação Paralímpica. Nessa segunda-feira (04.12), o carioca Thomaz Matera se sagrou campeão da Mundial nos 100m borboleta classe S12 (baixa visão). Essa é a terceira medalha do carioca em três dias de competição. O Mundial de Natação Paralímpica acontece na Piscina Olímpica Francisco Márquez, na Cidade do México.

Para conquistar o ouro, o brasileiro travou um duelo acirrado contra o grego Charalampos Taiganidis. Mas a partir dos 25 metros finais, Matera disparou e, com o tempo de 59s42, ficou em primeiro.

“Eu não imaginava que seria campeão mundial. A ficha ainda não caiu, só quando retomar minha rotina, contar para os amigos, acho que vou entender melhor. Mas o que me deixa muito feliz é o fato de contribuir para o Brasil com este ouro”, disse,Matera, após sair da piscina.

Três medalhas em três dias

O Mundial de Natação Paralímpica iniciou no sábado (02.12) e, desde o primeiro dia, Matera vem conquistando medalhas. Na primeira prova, foi um bronze nos 100m da classe S12. Outra prova e outro bronze, nos 400m S13, classe de nível técnico acima da qual Matera atua.

Matera tem retinose pigmentar, que o faz ter pouco menos de 15% da visão. Sua trajetória no movimento paralímpico é surpreendente. Matera sempre fora adepto da natação até descobrir as competições paralímpicas no primeiro semestre de 2016. Foi nesta época que disputou pela primeira vez uma etapa regional do Circuito Loterias Caixa de natação, promovido pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), e já garantiu vaga nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016.

Mais medalhas brasileiras

A mineira radicada no Espírito Santo Patricia Santos foi mais uma brasileira que conquistou medalha. Ela levou a prata nos 100m livre (S4).

O Brasil tem 17 nadadores no Mundial de Natação Paralímpica. Além de Matera, o Rio de Janeiro tem Andre Brasil como representante.

Ao final da primeira sessão de provas desta segunda-feira, o Brasil soma 15 medalhas, sendo seis de ouro, seis de prata e três de bronze. Está em quarto lugar, atrás de Itália, que ocupa o terceiro posto com sete ouros, Estados Unidos (sete) e China (11).

 

Texto: Nathália Ely/Travinha Esportes
Foto: Márcio Rodrigues/CPB/MPix

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 4 =