Home Notícias CaniCross Conheça o CaniCross, um esporte bom pra cachorro e para o seu dono também
0

Conheça o CaniCross, um esporte bom pra cachorro e para o seu dono também

Conheça o CaniCross, um esporte bom pra cachorro e para o seu dono também
0
0

Correr na rua, em meio a natureza, na praia e em lugar a céu aberto é uma prática esportiva que vem dintegrando cada vez mais o dia a dia das pessoas. Agora, você já pensou poder correr com a companhia do seu cão? Para isso, uma nova modalidade vem surgindo no Brasil: É o CaniCross.

Essa modalidade, que tem competições realizadas no Rio de Janeiro e em São Paulo, também está crescendo em Porto Alegre, na capital dos gaúchos, graças à Vai Totó.

Como site divulgador de modalidades que são pouco conhecidas pelas pessoas, o Travinha Esportes entrou em contato com o jornalista Mauricio Pinzkoski, fundador da Vai Totó, para explicar o que é essa modalidade, como praticá-la e os cuidados que devemos ter. Confira abaixo a entrevista e comece a praticar o CaniCross com o seu cão!

alt
Foto: Samuel Maciel (Correio do Povo)

Travinha Esportes: O que é o CaniCross?

Mauricio: É um esporte europeu que existe a pouco mais de 10 anos. Oriundo da Inglaterra. A atividade consiste na corrida do cão com seu tutor por terrenos do tipo cross.

Travinha Esportes: Quando essa modalidade chegou aqui no RS? Já existem competições?

Mauricio: A modalidade chegou neste ano quando aconteceu a 1° Corrida e Caminhada Beneficente Vai Totó no dia 3 de abril. Já no primeiro evento, o esporte reuniu mais de 400 participantes e arrecadou 2 toneladas de ração. Tudo com apoio dos patrocinadores (Bayer, Premier e Farmácia Jockey Clube) e dos apoiadores (Secretaria Municipal de Esporte, Kennel Clube do Rio do Sul, Site Correr é Fácil, Secretaria Especial dos Direitos Animais, Grupo Record de Comunicação, Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Dogs School, Batalhão de Operações Especiais da Brigada Militar e Empório Pet).

Já a primeira edição do Treinão, aconteceu no dia 6 de julho (Redenção), seguida do segundo, no dia 23 de julho, no Parque Moinhos de Vento (Parcão) e o terceiro Treinão, no dia 10 de setembro, no Parque Marinha do Brasil. (http://nossobairro.jor.br/ambiente-animais/portoalegrenses-iniciam-pratica-de-canicross-no-rs/)

A competição de CaniCross existente no estado é a Vai Totó. A próxima edição já tem data marcada, dia 26 de março de 2017 e será em formato de circuito.

Travinha Esportes: Que equipamentos são necessários para a prática do esporte?

Mauricio: Para praticar o CaniCross são necessários: Harness (um tipo de coleira que vai por todo o corpo do cão), Canicross line (uma guia com amortecedor, com o comprimento máximo indicado de 2,5m) e Waist Belt (cinturão bem amplo especial para proteger as costas do corredor dos possíveis puxões do cão).

Travinha Esportes: Como devo iniciar a prática do CaniCross com o meu cão?

Mauricio: Antes de começar tanto para você quanto para o cão, é recomendado avaliação física. A partir disso, sugere-se que o cão aprenda lições básicas de adestramento. Dessa forma a corrida fica mais prazerosa para ambos. Qualquer um pode praticar o CaniCross, assim como qualquer esporte tudo depende dos seus objetivos. Se você for, inicialmente, orientado por profissionais a sua relação com o cão será mais proveitosa.

Aqui em Porto Alegre, com exclusividade, a empresa Capaverde Dogrun ensina o esporte e dá treino específico para seu cão e você. A Renata (proprietária) é adestradora e preparadora física).

Travinha Esportes: Que cuidados o dono deve ter com o seu cão?

Maurício: Cuidados simples e gerais de saúde. Em dias muito quentes é preciso hidratar mais o animal assim como nós mesmos.

Travinha Esportes: Qualquer tipo de cachorro pode praticar o CaniCross?

Mauricio: Sim. É um esporte bem democrático. Não exige raça alguma. Claro que algumas raças terão mais facilidade, como por exemplo o Border. Já os Galgos, são rápidos em percursos curtos e não tem resistência para treinos acima de 1h. Mas tudo é costume e objetivo. Se você tem como meta subir morros durante 2h, então deve escolher um cão forte, saudável e começar o treino gradativo.

Travinha Esportes: No CaniCross, quais as distâncias que são percorridas nas competições?

Mauricio: Assim como provas de atletismo, não há distância oficial. Tem provas a partir de 2Km. A variação é grande.

Travinha Esportes: Qual o tipo de piso adequado para correr com o cão? Posso correr no asfalto?

Mauricio: O CaniCross tem como regra o piso irregular. Mas correr no asfalto é possível, porém não na modalidade. A corrida Dog Run, na Argentina, é um exemplo de dog street. É só no asfalto e não tem regulamentação do CaniCross.

alt
Foto: Divulgação Vai Totó

Travinha Esportes: O que é a Vai Totó?

Mauricio: A Vai Totó é uma ação da empresa Age! Comunicação que, através da montagem de eventos customizados, aproxima empresas do seu público foco. A Vai Totó tem três pilares fundamentais: qualidade de vida animal, bem-estar humano e lucro social.

Assim foi a 1° edição da Corrida e Caminhada Beneficente Vai Totó, que como eu disse, reuniu mais de 400 pessoas, fez os cães se movimentarem, contribuiu para reduzir a obesidade e o sedentarismo dos tutores e ainda gerou, como lucro social, 2 toneladas de ração para doação a cães carentes/abandonados.

Travinha Esportes: Como as pessoas podem contribuir com a Vai Totó?

Mauricio: A pessoa pode participar dos eventos da Vai Totó, promover as ideias e os conceitos, atuar como voluntário, ou, também, fazendo doações.

Reportagem: Marcus Von Groll/Travinha Esportes
Fotos: Divulgação (Vai Totó) / Samuel Maciel (Correio do Povo)

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *