Home História dos Esportes Coletivos Hóquei na Grama História e Curiosidades do Hóquei na Grama
0

História e Curiosidades do Hóquei na Grama

História e Curiosidades do Hóquei na Grama
0
0

A história do Hóquei na Grama

Trata-se de uma das modalidades esportivas mais antigas do Mundo. É isso mesmo! Em uma tumba no Egito, no Vale do Rio Nilo, tem um documento que faz referência a um jogo parecido com o Hóquei. De acordo com os arqueólogos, essa tumba data 2000 anos a.C.

alt

Na Grécia também existem registros em gravuras antigas de um jogo chamado Spheromaquia, também muito parecido com a modalidade. Existem, inclusive, no Museu Arqueólogo de Atenas mostra a disputa de um jogo, datado do século V a.C.. Além disso, outros jogos similares ao Hóquei também foram encontrados em registros na América do Sul e em outras áreas onde habitavam os povos persas, árabes e romanos.

alt

Como esporte oficial, o Hóquei na Grama foi oficializado no ano de 1833, mesmo ano da fundação do primeiro clube de Hóquei do Mundo, o Clube de Hóquei de Wimbledon, na Inglaterra. Em 1836 surgia a Hockey Association, entidade que reunia clubes da Inglaterra, Irlanda, Escócia e Gales.

alt

No século XX, o Hóquei ganhou regras mais definidas e aperfeiçoou seus materiais através da International Rules Board. Além disso, o jogo sofreu algumas alterações técnicas quando foi levado para a Índia. Lá, o Hóquei adquiriu os passes curtos e os dribles.

alt

As mulheres começaram a praticar Hóquei de Grama pela primeira vez na Inglaterra, como uma forma de e que as mães inglesas fossem saudáveis. Em 1895 foi fundada a All England’s Women’s Association, que adotou as mesmas regras masculinas do esporte.

alt

O Hóquei de Grama chegou nos Estados Unidos através de Constance Mary Katherine Applebee (foto acima), que contribuiu para o crescimento do esporte no país com a criação da U.S. Field Hockey Association. No final do século XX, o Hóquei de Grama se popularizou em todo o mundo e acabou se tornando esporte nacional na Índia.

O Hóquei de Grama no Jogos Olímpicos e a criação da Copa do Mundo

alt

Em 1895 foi realizado o primeiro encontro internacional entre as seleções do país de Gales e Irlanda. Os irlandeses venceram o jogo pelo placar de 3 a 0.

alt

Nos Jogos Olímpicos, o Hóquei de Grama fez sua estreia em 1908, em Londres e ficou de forma definitiva no programa olímpico a partir de 1928. Pouco antes, em 1924, foi criada a Fédération Internationale de Hockey (FIH), entidade máxima que regula a modalidade no mundo. Somente em 1980, no Jogos Olímpicos de Moscou, na Rússia, as mulheres passaram a participar no Hóquei de Grama.

alt

A criação da Copa do Mundo de Hóquei de Grama foi disputada pela primeira vez em 1971.

Curiosidades

alt

– O Hóquei de Grama é praticado em mais de 120 países, sendo que, na Índia e no Paquistão é um esporte nacional, juntamente com o críquete.

– Nos últimos anos, o Hóquei sofreu mudanças drásticas nas suas regras. O início do jogo foi modificado, o impedimento foi abolido e as substituições constantes são permitidas.

– No Brasil assim como em diversos países, o Hóquei de Grama é praticado como um esporte amador, sem a realização de competições oficias ou que tenham grande prestígio.

– Na Turquia existe um jogo chamado Holario (foto acima). Muito parecido com o Hóquei de Grama, o jogo tem como diferença um cilindro de madeira que substitui a bola e não há regras nem horários especificados. Um jogo pode começar pela parte da manhã e terminar somente à noite.

alt

– Alyson Annan é a recordista de gols internacionais. Foram 149 gols marcados em 201 jogos pela Austrália.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

– Livro: O livro dos esportes: os esportes, as regras, as táticas, as técnicas / consultor editorial Ray Stubbs; [tradução de Alexandre Tuche et al.] – Rio de Janeiro : Agir, 2012
– Livro: Dicionário Enciclopédico Tubino do Esporte – Fabiano M. Tubino; A. C. Garrido; Manoel J. G. Tubino; 2007
– Site: Fédération Internationale de Hockey (FIH) – http://www.fih.ch/

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *