Home História dos Esportes Estranhos e Curiosos Jianzi Jianzi: Histórias e Curiosidades
0

Jianzi: Histórias e Curiosidades

Jianzi: Histórias e Curiosidades
0
0

A história do Jianzi

Também conhecido como Chinese Hack Sack, Chapteh, Kinja, Peteca, Featherball ou Shuttlecock, o Jianzi é um esporte que surgiu na China por volta do século V a.C. e, acredita-se, que tenha evoluído através de antigos exercícios militares.

alt

Além da China, o Jianzi é praticado no Vietnã, com adeptos também na Europa – em países como França, Alemanha, Grécia, Hungria, Holanda, Romênia e Sérvia.

alt

A modalidade possui até mesmo uma Federação Internacional. A Federação Internacional de Peteca (ISF), que regula o Jianzi, foi fundada em 1999 no Vietnã e atualmente possui 19 federações filiadas. Na Europa, o Jianzi é regulado pela Federação Europeia de Peteca, criada no ano de 2003.

alt

O primeiro mundial da modalidade foi realizado na Hungria, em 2000, tendo o Vietnã como maior vencedor. Na Europa, a primeira competição realizada especificamente para os países do continente foi em 2003, na Alemanha.

Entendendo o jogo

alt

Praticado tanto em quadra fechada como ao ar livre, o Jianzi, quanto a forma competitiva, é muito parecido com o Sepaktakraw. São duas equipes, geralmente três participantes para cada lado, e cada uma delas pode dar no máximo quatro toques na peteca. Individualmente, cada jogador pode tocar apenas duas vezes, sendo o primeiro toque para o domínio e o segundo para tocar a peteca por cima da rede ou passá-la ao seu companheiro. IMPORTANTE: No Jianzi é permitido QUASE tudo, menos usar os braços e as mãos.

alt

Como jogo informal, o Jianzi é praticado geralmente em rodas, no qual cada jogador fica passando a peteca um para o outro.

alt

A peteca utilizada no Jianzi é constituída de penas, presas a uma base de borracha ou plástico em forma de disco.

alt

Já na sua forma de competição, o Jianzi é disputado muitas vezes em quadras oficiais de badminton e vence o time que fizer 21 pontos.

VIDEOS:

O Jianzi como jogo informal

O Jianzi como jogo de competição

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

– Livro: O livro dos esportes: os esportes, as regras, as táticas, as técnicas / consultor editorial Ray Stubbs; [tradução de Alexandre Tuche et al.] – Rio de Janeiro : Agir, 2012
– Livro: Dicionário Enciclopédico Tubino do Esporte – Fabiano M. Tubino; A. C. Garrido; Manoel J. G. Tubino; 2007
– Site: International Shuttlecock Federation (Federação Internacional de Peteca) – http://www.shuttlecock-world.org/

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 13 = 17