Home História dos Esportes Radicais e Aventura Salto de Penhasco Salto de Penhasco: história, regras e curiosidades
0

Salto de Penhasco: história, regras e curiosidades

Salto de Penhasco: história, regras e curiosidades
0
0

É isso mesmo! O Salto de Penhasco, modalidade com Federação Internacional (WHDF) e tudo, é um esporte perigoso e de alto risco. Nessa modalidade, o atleta busca a perfeição acrobática do mergulho na água após saltar de um penhasco íngreme e executar combinações difíceis através de piruetas e cambalhotas à medida que caem verticalmente na água.

alt

Os elementos necessários para um bom salto são a altura, o ângulo, a velocidade e a posição do salto. A execução bem definida das posições anunciadas aos juízes para o mergulho, como o pike (carpado), tuck (grupado) ou split, além do deslocamento limitado de água quando o atleta entra nela.

alt

Geralmente os eventos ocorrem em penhascos bem verticais e também em locais onde a profundidade da água seja no mínimo de 5 metros. A altura deste penhasco tem um padrão que varia de 23 a 28 metros de altura para homens e de 18 a 23 metros para as mulheres.

Regras gerais nos eventos internacionais

alt

Em eventos internacionais, uma plataforma de 1 metro de comprimento é colocada além da parede do penhasco, embora alguns mergulhadores prefiram saltar diretamente do paredão.

alt

Cada competidor tem direito a dar três saltos. Um grupo de cinco juízes dão notas que vão de 0 a 10. A nota mais alta e a mais baixa são excluídas e a soma das três notas remanescentes é multiplicada pelo grau de dificuldade atribuído ao mergulho tentado.

alt

O grau de dificuldade de cada mergulho é determinado pela soma de notas preestabelecidas a cinco categorias diferentes: salto, saltos mortais, piruetas, número de posições em pleno ar e a entrada na água. No final das três rodadas, vence o mergulhador que obter o maior número de pontos combinados.

História e curiosidades desse esporte

alt

De acordo com o Livro dos Esportes, os primeiros indícios do surgimento deste esporte aconteceu entre os anos de 1710 a 1794, através do rei Kahekili (o último rei independente de Maui, segunda maior ilha do Havaí), que era admirador de um esporte chamado ‘lele kawa’, que traduzindo significa ‘pular de penhascos altos e entrar na água com os pés primeiro sem fazer barulho’. Com a pratica do esporte sendo seguida por novas gerações, os havaianos transformaram o lele kawa num esporte, julgando o estilo de salto e a quantidade de água deslocada na entrada.

alt

Apesar de ter mais de três séculos, foi apenas em 1997, na Suíça, que o primeiro campeonato mundial de salto de penhasco foi realizado, sob os cuidados da Federação Internacional de Salto de Penhasco (WHDF), fundada um ano antes do evento. O vencedor do primeiro mundial foi Dustin Webster (foto acima), dos EUA, com uma pontuação de 248,04.

alt

Já o colombiano Orlando Duque (foto acima), que é considerado um dos saltadores de penhasco mais elegantes de todos os tempos, foi o responsável por executar “o mergulho perfeito”. O feito aconteceu no ano 2000, em Kanolu, no Havaí, quando conquistou o mundial. Orlando executou uma cambalhota dupla de costas com quatro piruetas para receber a nota 10 de todos os juízes. Esse título foi apenas o primeiro dos três que viria a conquistar em sequência nos anos seguintes, tornando-se o único mergulhador a realizar tal façanha. Orlando é até hoje o principal nome desse esporte.

alt

Como curiosidade, em cada salto o mergulhador pode atingir uma velocidade que varia de 75 a 100 km/h, podendo ter um impacto na água nove vezes maior do que o causado por um mergulho de uma plataforma padrão de 10 metros dos saltos ornamentais.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
– LIVRO: Dicionário Enciclopédico Tubino do Esporte. Fábio M. Tubino; Fernando A.C. Garrido; Manuel J.G. Tubino; – Senac, RJ, 2007.
– LIVRO: O livro dos esportes: os esportes, as regras, as táticas, as técnicas/consultor editorial Ray Stubbs; Tradução de Alexandre Tuche et al. – Rio de Janeiro: Agir, 2012.
– SITE: World High Diving Federation http://whdf.com/

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *