Home História dos Esportes Animais Corrida de Camelos História, regras e curiosidades da corrida de camelos

História, regras e curiosidades da corrida de camelos

História, regras e curiosidades da corrida de camelos
0
0

A história da Corrida de Camelos

De acordo com o livro “Dicionário Enciclopédico Tubino do Esporte”, a corrida de camelos é um esporte originário da Arábia Saudita. Além do país árabe, o esporte se desenvolveu em países como Paquistão, na República do Chade, Índia, Estados Unidos e Austrália.

alt

Conforme o livro “O Livro dos Esportes”, as principais competições desta modalidade, são realizadas no leste africano, nos Emirados Árabes, Catar e Austrália. Além desses países, nos Estados Unidos tem o tradicional evento Benicia Camel Race.

alt

Além dos eventos citados acima, a tradicional prova King’s Cup Camel Race, realizada anualmente na Arábia Saudita, atrai cerca de 2 mil competidores.

Conhecendo a modalidade

alt

Nos Emirados Árabes, as provas de corrida de camelos são realizadas em uma pista circular de areia cujas distâncias variam entre 4 e 10 km. Na Austrália, as provas são disputadas em pistas de 400 m.

alt

Um camelo de corrida possui pernas longas e esguias. Sua corcovada é menor que a dos camelos tradicionais devido ao seu excelente condicionamento físico. Com 13 meses de idade os camelos são iniciados com treinamentos para as corridas. Aos 3 anos, eles começam a competir.

alt

Antigamente, o camelo era controlado por um jóquei, o que era um problema. Acontece que os jóqueis eram meninos com idade entre 6 e 7 anos. Devido às reclamações, atualmente os camelos são controlados por jóqueis robóticos (foto abaixo). Alguns países ainda realizam provas com jóqueis, só que ao invés de serem crianças são adultos.

alt

Cada camelo atinge em média cerca de 64 km/h podendo permanecer durante uma hora na velocidade constante de 28 km/h. Vence a prova o camelo que cruzar primeiro a linha de chegada! Veja no vídeo abaixo como são as corridas de camelos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
– LIVRO: Dicionário Enciclopédico Tubino do Esporte. Fábio M. Tubino; Fernando A.C. Garrido; Manuel J.G. Tubino; – Senac, RJ, 2007.
– LIVRO: O livro dos esportes: os esportes, as regras, as táticas, as técnicas/consultor editorial Ray Stubbs; Tradução de Alexandre Tuche et al. – Rio de Janeiro: Agir, 2012.
– VÍDEO: You Tube. Canal do Animal Planet. Link: https://www.youtube.com/watch?v=mVusrd1jXqc

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *