Home Notícias Atletismo Mundial de Atletismo Master será o maior evento esportivo dos últimos 50 anos no RS
0

Mundial de Atletismo Master será o maior evento esportivo dos últimos 50 anos no RS

Mundial de Atletismo Master será o maior evento esportivo dos últimos 50 anos no RS
0
0

 

 

O secretário estadual do Esporte e do Lazer e coordenador geral do Comitê Gestor da Copa 2014 RS, Kalil Sehbe, participou nessa terça-feira (3), do evento de apresentação do XX Campeonato Mundial de Atletismo Master (WMA, sigla em inglês). O encontro, na Associação de Dirigentes de Vendas do Brasil/RS (ADVB/RS), teve a presença de cerca de 100 pessoas entre autoridades, representantes de empresas e imprensa.

A competição acontecerá de 16 a 27 de outubro em Porto Alegre e possui 4.158 inscritos de mais 82 países, sendo o maior evento esportivo dos últimos 50 anos no Rio Grande do Sul.

“Vamos fazer do Mundial de Atletismo Master um grande evento que ficará para história do Estado, assim como a Universíade em 1963”, destacou Kalil.

Para a presidente da Fundação de Esporte e Lazer do RS (Fundergs) Renita Dametto, presidente do Conselho Deliberativo do Comitê Organizador Local (COL) WMA, o torneio é um exemplo de integração e parceria público e privada. “É essa união que vai garantir o sucesso desse evento e ficará como referência para a execução de outros megaeventos esportivos no Rio Grande do Sul”, garantiu a presidente.

Evento teste

Sediado na América do Sul pela primeira vez, a competição reúne 27 modalidades, dentre elas: saltos em altura, em distância, triplo e vara, corridas, lançamentos de dardo, discos, martelo, arremesso do peso e provas de pista, além das provas de rua. As provas acontecerão no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete), na Escola de Educação Física da Ufrgs (Esef), na Sociedade Ginástica de Porto Alegre (Sogipa), no Parque Esportivo da PUCRS, no Parque Marinha do Brasil e às margens do Rio Guaíba.

“É a primeira vez que todas as provas ocorrem no raio de apenas 10 quilômetros, movimentando toda a cidade”, ressaltou o diretor executivo do WMA, Vinícius Garcia.

Entre as delegações mais numerosas, estão a do Brasil (com 578 atletas inscritos), seguida pela Argentina (550), Chile (314), Estados Unidos (240) e Colômbia (173). A faixa etária com mais inscritos é entre 50 e 54 anos, com 1.517 atletas. Também Entre 95 e 99 anos, há 32 inscritos. As modalidades mais concorridas são os 100 metros (742 inscritos), 200 metros (686), 8 quilômetros, Cross Country (604), 500 metros (603) e 400 metros (573).

Graças a uma parceria público-privada, a competição deve atrair para Porto Alegre cerca de 7 mil visitantes, entre atletas e seus acompanhantes, que investirão na economia local em torno de R$ 30 milhões, conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). O evento também irá promover a cidade para o resto do mundo e valorizar os atrativos turísticos de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul. Por estes motivos, está sendo considerado o principal teste da cidade para a Copa do Mundo 2014.

Legado esportivo

Este foi um dos primeiros eventos contemplados pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, o Pró-Esporte/RS. Serão testadas importantes áreas da infraestrutura de Porto Alegre como hospitalidade, turismo, saúde e segurança pública. O campeonato deixará benefícios para a gestão organizacional e estruturas esportivas. Além disso, com a revitalização de alguns locais de prova para o campeonato, como o Cete e a Esef, Porto Alegre será a única capital do país a ter quatro estádios certificados pela Associação Internacional de Atletismo.

Texto: Nathália Ely/SEL/Fundergs/CGCopa/Secom
Foto: Tiago Garcia /Fundergs

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 1 =