Home Notícias Canoagem Ana Sátila conquista bicampeonato brasileiro de canoagem
0

Ana Sátila conquista bicampeonato brasileiro de canoagem

Ana Sátila conquista bicampeonato brasileiro de canoagem
0
0

 

 

Ana Sátila mostrou, no fim de semana, porque é considerada a grande promessa do esporte nacional. A canoísta, que recebe o benefício do programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte, conquistou duas medalhas de ouro no Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom, disputado na cidade de Três Coroas, no Rio Grande do Sul.

Com apenas 16 anos, Ana foi a caçula da delegação brasileira que disputou os Jogos Olímpicos de Londres 2012. No Brasileiro, a atleta garantiu o bicampeonato no K1 feminino sênior (caiaque) e o primeiro título no C1 feminino (canoa), prova que a atleta começou a treinar no começo do ano.

“O campeonato foi muito competitivo, porque cresceu muito o número de atletas competindo no feminino, com 13 representantes nas disputas. Foi o meu primeiro título no C1, prova que comecei a treinar no começo do ano e que me ajuda a ter equilíbrio e resistência na prova de K1, que é o meu forte”, avalia Ana Sálita.

A canoísta acrescenta que o Campeonato Brasileiro foi a primeira prova de C1 em que competiu no Brasil. Já as primeiras corredeiras de sua carreira foram experimentadas na República Tcheca e na Eslováquia. A prova de K1 de slalom não pertence ao calendário dos Jogos Olímpicos.

A competição em Três Coroas foi a última de que Ana participou na prova K1 neste ano. A atleta avalia que o ano de 2012 foi ímpar em sua trajetória no esporte. “Este ano foi muito especial para mim. Peguei muita experiência no exterior. Antes de competir nas Olimpíadas de Londres, tive a oportunidade de fazer um treinamento de três meses na Europa, acompanhada por um técnico Itália”, diz a bolsista. Durante os treinamentos no exterior, a canoísta passou pela República Tcheca, Itália, Eslováquia, Espanha, Inglaterra e Eslovênia.

 

O Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom encerrou o Circuito Nacional 2012 da modalidade. As provas em Três Coroas contaram com o recorde de participantes em todas as categorias. O título por equipes ficou com os canoístas do Instituto Meninos do Lago (IMEL), de Foz do Iguaçu (PR), campeões gerais do circuito. A segunda posição ficou com a Associação Pirajuense de Esportes Náuticos (APEN), da Estância Turística de Piraju, São Paulo, e a terceira com a Associação Primaverense de Canoagem (APC), de Primavera do Leste, Mato Grosso.

Texto: Breno Barros/Ascom Ministério dos Esportes
Foto: Alaor Filho/AGIF/COB

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *