Home Notícias Canoagem Brasileiro conquista melhor resultado na história da canoagem maratona brasileira
0

Brasileiro conquista melhor resultado na história da canoagem maratona brasileira

Brasileiro conquista melhor resultado na história da canoagem maratona brasileira
0
0

 

O canoísta Celso Dias Júnior alcançou um resultado histórico para a canoagem brasileira durante o Campeonato Mundial de Maratona da modalidade, realizado em Roma, na Itália, no último fim de semana. Uns dos beneficiados pelo programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte, Celso terminou com a oitava colocação na prova de K1 masculino sênior, melhor resultado individual de um brasileiro na competição.

O evento é a principal competição mundial do ano para a modalidade e contou com a presença de mais de 500 canoístas de 40 países. Apesar de não ser especialista da categoria – o bolsista compete na provas de canoagem velocidade – Celso começou a preparação  específica para o evento quatro semanas antes. Segundo ele, os resultados mostram que os treinamentos podem ser combinados utilizando técnicas semelhantes nas modalidades e o boa preparação física para suportar as provas de longa distância (30 km) da canoagem maratona.

“O treinamento de maratona na verdade é mais específico no que diz respeito às portages (transição que o atleta faz com o barco por terra). Na água é muito parecido com a velocidade. Quando estamos no período de base, os treinamentos costumam ser bem longos. Isso faz com que o atleta suporte remar uma maratona”, explicou Celso.

O resultado de Celso foi histórico nas categorias individuais, mas a melhor posição geral brasileira da canoagem maratona foi conquistada no Mundial de 2001, no Reino Unido, pela dupla formada por Paulo Barbosa e Alexandro de Freitas no C2 Masculino Sênior. Os atletas chegaram à sexta colocação no evento realizado na cidade de Stockton-on-Tees, na Inglaterra.

“Em 2013 pretendemos realizar mais encontros da modalidade para que possamos atrair e incentivar os atletas a participarem dos principais eventos na modalidade no mundo, obtendo resultados ainda melhores”, ressaltou a supervisora do Comitê de Canoagem Maratona da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), Bruna Muassab.

O Brasil também foi representado no Campeonato Mundial de Canoagem Maratona por David Levi da Silva, Leandro Correia, Ayrton Rodrigues, Vinicius Zabot e José Marcos Mendes Filho. O último Campeonato Mundial de Canoagem Maratona aconteceu em outubro do ano passado em Singapura e teve como destaque os canoístas da Hungria, Alemanha, República Tcheca e Espanha.

Texto: A.I. Confederação Brasileira de Canoagem/Ministério dos Esportes
Foto: Divulgação/CBCa

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *