1

História do Squash

História do Squash
0
1

A origem do Squash

O squash, cuja pronúncia é “squósh”, não é um esporte muito antigo, porém, a história quanto ao seu surgimento é contada em três versões diferentes. Vamos a elas.

 

Origem do Squash: versão 1

A primeira versão quanto à origem do squash diz que o jogo surgiu na prisão Fleet Debtors, na Inglaterra, que o chamavam de “rackets”. Diz a história que os presos usavam bastões em vez de raquetes e uma bola sólida que era arremessada contra o muro da penitenciária.

O Squash foi levado para fora da prisão com o nome de “Game of Rackets”. Com o passar dos anos o nome do jogo mudou para “Squash Rackets” por causa da bola que passou a ser utilizada. Ela era mais lenta e macia.

Ao longo dos anos o Squash foi sofrendo modificações, a palavra “rackets” foi retirada de seu nome e acabou tornando-se um esporte perfeitamente adaptado ao estilo moderno.

 

 

Origem do Squash: versão 2

Acredita-se que o Squash tenha surgido através do jogo de “Péla”, há cerca de 150 anos, em Harrow School, na Inglaterra. Este era um jogo praticado em um enorme celeiro com uma bola dura e com raquetes que eram versões mais fortes da atual raquete de Squash. As indicações são muito fortes de que a “Péla” é o pai do squash devido a coincidência entre as regras, as marcações e as gírias usadas neste jogo que são praticamente as mesmas do Squash.

Em 1874, num manual de instruções para desportos de raquete, encontra-se uma breve referência ao Squash no capítulo dedicado ao jogo da “Péla”, quando este esporte estava tornando-se muito popular.

 

 

Origem do Squash: versão 3

Por volta do ano de 1148, na França, se jogava o “Le Paume”, que significa “palma da mão” que mais tarde acabou evoluindo e passou a se chamar “Jeu de Paume”, “Real Tennis”, “Royal Tennis” e depois simplesmente Tennis (Tênis em português).

Conta então esta versão que a origem do Squash ocorreu no início do século XIX, com a obsessão das pessoas por raquetes e bolas que acabou dando início a uma variante do esporte no presídio “The Fleet”, em Londres. Os presidiários se exercitavam rebatendo uma bola contra as paredes. Vários deles usavam raquetes, dando aí a origem ao “Rackets”. Este jogo espalhou-se por diversas escolas britânicas, como a de “Harrow”, ganhando prestígio e tradição.

Em 1830, na Harrow School, alunos descobriram que uma bola furada do jogo de “Rackets”, quando espremida (squashed) pelo impacto com a parede, produzia um jogo com muito mais variedade de trajetórias e também exigia um grande esforço para se jogar, pois os jogadores não podiam simplesmente esperar a bola voltar como no jogo de Rackets. Esta variante do Rackets foi muito bem aceita, e em 1864, as primeiras quatro quadras de Squash foram construídas na Harrow School e o esporte conhecido hoje como Squash foi oficialmente fundado.

 

 

 

A história em linha do tempo

Após vermos três versões diferentes sobre a origem do Squash, iremos agora saber através de uma linha do tempo quando este esporte se transformou no jogo que conhecemos atualmente.

As primeiras referências datadas do Squash apareceram em 1890, no livro “The Badminton Library os Sports and Pastimes” escrito pelo Duque de Beaufort.

Já o primeiro livro dedicado inteiramente ao Squash, foi escrito por Eustace Miles, em 1901, que foi campeão mundial de tênis e rackets. Naquela época, já existiam quadras de Squash em escolas e universidades da Inglaterra e em algumas residências.

As primeiras entidades de Squash fundadas foram a United States Squash Racquets Association (USSRA), em 1907 e a Canadian Squash Racquets Association em 1911.

O primeiro campeonato profissional de Squash foi realizado em 1920, na Inglaterra, no C.R. Read (Queens Club). O vencedor foi o jogador A.W.B. Johnson (RAC Club). Neste mesmo ano as regras do squash foram regulamentadas.

Em 1922 foi disputado o primeiro British Open Feminino, tendo como campeã Miss. J.I. Cave. Até 1960 somente jogadoras inglesas conquistaram o título do British Open.

O sistema de contagem de pontos sem vantagem, com games de 15 pontos, foi usado até 1926, quando o sistema com vantagem (só quem sacava marcava pontos), e games de 9 pontos foi proposto. Hoje uma partida de Squash é disputado em melhor de três ou cinco games que vão até 11 pontos.

Em 1929, o projeto oficial da quadra passou a ser vendido pela United States Squash Racquets Association (USSRA).

Na década de 1930 era criada a primeira quadra de Squash no Brasil, em Nova Lima, Minas Gerais, trazida por engenheiros ingleses.

Em 1933, o jogador egípcio, Amr Bey (foto acima), conquistou o primeiro de uma série de cinco British Opens, nos quais eram vistos como Campeonatos Mundiais, na época. Também neste ano foi realizado nos Estados Unidos o primeiro campeonato nacional de duplas.

Em 1934 foi fundada a Squash Rackets Association of Australia (SRAA). O Squash, porém, só ganhou status por lá a partir da década de 1960.

A partir de 1951, jogadores como Hashim Khan (que faturou os títulos entre 1951 e 1956 mais 1958), Roshan Khan em 1957, Azam Khan (entre 1959 e 1962), Mohibullah Khan em 1963, Jahangir Khan (entre 1982 e 1992) e Jansher Khan em 1993 e 1994, colocaram os egípcios como líderes do Squash durante décadas do Britsh Open masculino.

Em 1966, foi criada a International Squash Rackets Association (ISRF), principal entidade do Squash, responsável por regulamentar as regras e organizar as principais competições do jogo. Em 1992 ela foi rebatizada de World Squash Federation, nome que leva até hoje.

Em 1982 fui criada no estado do Rio de Janeiro a primeira federação de squash no Brasil. Mais tarde veio a Federação Paulista.

Em 1985 foi criada a Associação Brasileira de Squash. Já a Confederação Brasileira de Squash foi oficialmente fundada em 21 de junho de 1991.

Em 1995 o Squash entra pela primeira vez nos Jogos Pan-americanos. Neste mesmo ano o esporte também entrava pela primeira vez nos Jogos da Ásia e África.

Em 2002, a PSA (Associação Profissional de Squash) realizou mais de 50 eventos pagando mais de 2 milhões de dólares em prêmios. Isso mostra bem o quanto o Squash é valorizado.

Atualmente o Squash é disputado em mais de 130 países, sendo que 116 são filiados à WSF (Federação Mundial de Squash). Além disso, a WSF é reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COE).

 

 

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
– SITE: Federação Mundial de Squash – http://www.worldsquash.org/
– SITE: Confederação Brasileira de Squash – http://www.squashbrasil.org/
– SITE: Federação Gaúcha de Squash – http://www.squashrs.com.br/
– SITE: Squash em Portugal – http://www.squashpt.com/

Comment(1)

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *