0

História e Regras do Espirobol

História e Regras do Espirobol
0
0

Espirobol ou Espiribol?

Há uma discussão quanto ao nome do jogo ser Espirobol ou Espiribol. Perguntando a várias pessoas que tive contato e que praticaram o esporte, o nome correto é Espirobol. Contudo, popularmente, o Espirobol é mais conhecido como Espiribol. Minha opinião: o nome correto é Espirobol, mas ta valendo também o Espiribol.

 

 

 

A quadra e os equipamentos

Abaixo conheceremos como é a quadra de jogo do Espirobol e os equipamentos utilizados.

 

A quadra

 

A quadra de jogo é feita por um círculo (normalmente de concreto) com aproximadamente 2 metros de diâmetro, dividido em duas ou quatro partes iguais.

 

 

O poste

O poste é normalmente feito de ferro, aço ou madeira. O mesmo fica fincado no chão bem no centro do círculo com aproximadamente 4,5 metros acima do solo.

 

 

A corda

A corda que vai amarrada no topo do posto e que serve para pendurar a bola, tem um comprimento de aproximadamente 3,5 metros, ou seja, a mesma deve ficar a 1 metro acima do solo.

 

 

A bola

A bola oficial possui um formato de um pingo de água e fica dentro de uma rede amarrada a uma corda. Existem bolas oficiais de Espirobol como a citada acima, porém, o jogo pode ser praticado com por outros modelos de bola como mais leves de outras modalidades, afinal, este é um esporte que serve mais para a diversão.

 

 

 

As regras do jogo

O espirobol pode ser jogado individualmente ou em duplas. No individual, cada jogador deve permanecer na sua metade. No jogo de duplas, os jogadores são intercalados em quatro partes iguais dentro do círculo, ou seja, as duplas ficam em quartos opostos do círculo.

O objetivo do jogo é enrolar as bola no poste através de socos ou tapas, uma vez que a bola tenha atravessado para a metade adversária, ela não pode mais ser tocada até que volte ao seu lado.

Cada dupla ou jogador possui um sentido para enrolar a bola e é dever da dupla ou jogador adversário desenrolar no sentido contrário da outra equipe e enrolar no seu próprio sentido, ou seja, uma equipe enrola no sentido horário e a outra no sentido anti-horário.

A partida começa com uma das duplas ou jogador jogando a bola para que o adversário possa dar o primeiro tapa ou soco. O jogo termina quando a bola toca o poste, ou seja, quando não há mais corda a enrolar. A dupla ou jogador vencedor será aquele que conseguir enrolar a bola no seu sentido.

 

 

 

As infrações

Abaixo veremos o que não é permitido numa partida de espirobol.

– Jogar a bola e dar o primeiro soco não é permitido;

– Segurar a bola ou o poste não é permitido;

– Não é permitido o uso das duas mãos. O início da partida ou o soco deve ser dado somente com uma das mãos;

– Não é permitida a invasão da metade adversária;

– Se encostar na corda, perde duas voltas ja dadas no poste, ou enrola mais duas para o adversário;

– A invasão também faz a equipe perder duas voltas na jogada;

– A dupla ou jogador que cometer uma infração deve jogar a bola para o adversário reiniciar a partida.

 

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
– SITE: Wikipédia – http://pt.wikipedia.org/wiki/Espirobol
– SITE: Colégio Marista São Francisco – http://colegiomarista.org.br/saofrancisco

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 4 =