Home História dos Esportes Coletivos Punhobol História e Regras do Punhobol
0

História e Regras do Punhobol

História e Regras do Punhobol
0
0

A história

Praticada desde a Idade Média no século XVI, na Itália, o Punhobol é um dos esportes mais antigos do mundo. Contudo, o esporte ganhou mesmo repercussão na Alemanha, quando começou a ser praticado de forma organizada por volta do ano de 1893.

O primeiro campeonato alemão masculino de punhobol foi realizado no ano de 1913 e o feminino no ano de 1921. Já as competições internacionais com as seleções dos países começaram a ser realizados no ano de 1968. Sob a supervisão da International Faustball Verband, com sede na Alemanha, os campeonatos mundiais foram oficializados de verdade no ano de 1986.

Já no Brasil, o punhobol chegou por volta do ano de 1911 através de imigrantes alemães no Rio Grande do Sul. O esporte é bastante praticado nos três estados da região sul do país.

Atualmente, diversas competições na Europa e também na América do Sul são realizadas anualmente. Na Europa, as competições de destaques são as Copas de Iona, Widnau e Basel (Suíça), Ahlkorn, Koennigsbrunn e Schlutenbach (Alemanha) e (Áustria). Na América do Sul são realizadas competições como a Copa Interclubes, Copas Rosário e Buenos Aires (Argentina); Copa Porto Alegre (Rio Grande do Sul); Copa Condor, Joinville, Guarani, Timbó e Pomerode (Santa Catarina); e Copa Duque de Caxias (Curitiba).

 

Como grande destaque aqui no Brasil, a Sogipa, de Porto Alegre, é um dos pioneiros e o clube mais forte do Brasil neste esporte. Nestes últimos anos, a Sogipa foi o Clube que mais colocou atletas e treinadores na seleção brasileira, e em 1999, pela primeira vez, foi campeã mundial na Suíça, repetindo esse título em 2003, dessa vez no Brasil

Já em nível mundial, os países que possuem maior número de praticantes são a Alemanha, Áustria e Suíça, que são também os países onde o punhobol é mais desenvolvido.

O jogo

O punhobol é um jogo coletivo praticado em uma quadra ou campo (foto acima) que são divididos por uma linha que fica a 2 metros de altura para os homens e 1,90 para as mulheres.

A bola (foto acima) utilizada no punhobol possui uma circunferência que varia de 65 a 68 centímetros; tem peso que varia de 350 a 380 gramas; e a pressão do ar fica entre 0,55 a 0,75 bares. Sua cor básica é branca, tendo no máximo 20% de sua área com outras cores que ficam espalhados em diversos pontos.

O objetivo do punhobol é fazer com que cada equipe rebata a bola sobre a corda de maneira que impeça ou pelo menos dificulte a devolução da equipe adversária. Cada equipe deve ter cinco jogadores para cada lado

Cada jogada perdura até que uma equipe cometa um erro ou haja outro tipo de interrupção. Cada erro cometido por uma equipe contabiliza um ponto positivo para a equipe adversária.

Assim como o vôlei, cada equipe do punhobol tem direito a dar apenas três toques na bola antes de passá-la para a quadra adversária, sendo que, cada jogador da equipe pode tocar apenas uma vez por batida.

No punhobol é permitido que a cada toque dado na bola por um jogador ela possa picar uma vez no chão, ou seja, o adversário passa a bola pro meu campo, a bola pica uma vez no chão, eu dou um toque nela, ela pica outra vez no chão, outro jogador da minha equipe da o segundo toque na bola, ela pica mais uma vez no chão, e um terceiro jogador da minha equipe da o último toque na bola que obrigatoriamente deve passá-la para a quadra adversária.

Por ser jogado com os punhos, a batida do punhobol possui regras específicas. A bola pode tocar o punho ou o braço apenas uma vez por jogador. Quando a batida for realizada com o punho a mão deve estar fechada. Quando a batida for realizada com o braço, a mão deve estar aberta.

A equipe vencedora é aquele que conseguir vencer o melhor de 2 ou 3 sets (dependendo do regulamento da competição). Cada set tem duração de 20 pontos com diferença mínima de 2 pontos de vantagem de uma equipe para a outra. Caso a diferença for menor que 2  pontos, a partida é disputada até 25 pontos, sendo vencedor, a equipe que fizer primeiro este número de pontos.

Existem também as partidas realizadas por tempo. Neste caso, cada partida pode ter dois tempos de 15 minutos ou então dois tempos de 10 minutos (dependendo do regulamento da competição). A equipe vencedora é aquela que tiver mais pontos dentro do tempo limite.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
– SITE: Federação Internacional de Punhobol – http://www.ifa-fistball.com/
– SITE: Federação Argentina de Punhobol – http://www.faf.org.ar/links.php
– SITE: CBDT (Confederação Brasileira de Desportos Terrestres) Punhobol Brasil – http://www.punhobolbrasil.com.br/
– SITE: Punhobol Brasil – http://www.punhobol.com.br/
– SITE: SOGIPA – Sociedade de Ginástica Porto Alegre – http://www.sogipa.com.br/2010/esportes.php?codCont=80

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

− 1 = 1