0

Regras do Futsal

Regras do Futsal
0
0

A quadra de jogo

Feito com piso de madeira, material sintético ou cimento, a quadra oficial de futsal é um retângulo que tem 40 metros de comprimento por 20 metros de largura dividida por uma linha central que será demarcada por um pequeno círculo com um raio de 10 centímetros.

Em cada uma das extremidades da quadra, a 6 metros de distância de cada poste da meta, há um semicírculo perpendicular à linha que se estenderá ao interior da quadra com um raio de 6 metros, conhecida como área. A marca de penalidade máxima é marcada a 6 metros do ponto central da meta, ficando bem em cima do centro da meia lua.

Com uma distância de 10 metros do ponto central da meta, em um alinha imaginária em ângulo reto, fica a marca em que são cobrados os tiros livres sem barreiras.

As  goleiras do futsal são feitas com três balizas que formam  um retângulo que mede 3 metros de comprimento por 2 metros de altura. A espessura dos postes e do travessão são de 8 centímetros.

A quadra de futsal possui ainda um local na parte central da quadra para o representante da entidade organizadora da competição, o anotador e o cronometrista, além claro, de dois reservados para os atletas reservas e comissões técnicas de cada equipe.

As quadras oficiais de futsal devem ainda possuir obrigatoriamente um placar e um cronômetro eletrônico para o controle do tempo do jogo.

 

 

 

Os responsáveis e suas funções nos jogos de futsal

Conheceremos logo abaixo quem é quem em uma partida de futsal com as suas respectivas funções.

 

Árbitro principal e segundo árbitro

Em uma partida de futsal, os dois árbitros são os responsáveis pelo cumprimento das regras do jogo. Um deles é o árbitro principal, que tem como única diferença em relação ao segundo árbitro o poder de decidir em caso de discordância de uma marcação. Neste caso prevalecerá a decisão do árbitro principal.

 

 

Mesa

Localizado bem ao centro da quadra entre os reservados das equipes, a mesa é composta pelo representante da entidade que organiza a partida, pelo cronometrista e pelo anotador, que confere o registro dos atletas e anota o número de faltas ocorridas no jogo.

 

 

 

Os equipamentos

Vamos conhecer os equipamentos que são necessários para a realização de uma partida de futsal.

 

A bola

Feita de couro macio, a bola oficial de futsal tem uma circunferência entre 62 e 64 centímetros de diâmetro e deve ter um peso que varia entre 400 e 440 gramas.

 

 

O uniforme

Os jogadores devem usar camisas de manga curta ou comprida, calções e meias de cano longo, caneleiras e tênis feitos de lona, pelica ou couro macio com solado de borracha ou material similar. Além disso, os goleiros podem utilizar calças, joelheiras e luvas.

 

 

 

O jogo

O objetivo do futsal é o mesmo do futebol de campo ou de praia: defender bem e fazer gols no adversário.

O jogo é disputado por duas equipes compostas por cinco jogadores titulares, dos quais um é o goleiro, que também pode atuar na linha. O número de substituições é ilimitado e os atletas podem entrar e sair da quadra a qualquer momento. Para o banco de reservas, podem ser escalados sete suplentes.

O tempo de uma partida de futsal dura no total 40 minutos, que são divididos em dois tempos de 20 minutos. O cronômetro não é corrido, ou seja, só funciona quando o jogo está em andamento. Entre uma etapa e outra, o intervalo é de até 10 minutos.

Cada equipe tem direito a solicitar dois tempos técnicos de 1 minuto por período que servem para o treinador orientar seus jogadores.

Quanto às faltas, no futsal, assim como no futebol de campo, elas são punidas com tiros livres diretos ou indiretos e cartões amarelo ou vermelho, dependendo da situação. No caso do jogador ser punido com um cartão vermelho, o mesmo não voltará mais em quadra e a sua equipe fica com um a menos por um tempo de 2 minutos. Somente depois deste tempo, outro jogador entra no lugar daquele que foi expulso.

No caso de uma equipe cometer mais de cinco faltas no mesmo período, na sexta, há a marcação do tiro livre direto que fica a 10 metros do gol. Esta cobrança é feita com todos os jogadores atrás da linha da bola.

Algo bastante importante de destacar é que no futsal, tanto as cobranças de lateral quanto a de escanteio são realizadas com o pé. Já a reposição do tiro de meta pode ser feita apenas pelo goleiro e com as mãos. O goleiro tem 4 segundos para repor a bola em jogo.

 

 

 

Os jogadores e suas funções em quadra

Vamos conhecer as posições de cada jogador em uma partida de futsal com as suas respectivas funções em quadra.

 

Goleiro

Como no futebol de campo, o goleiro de futsal precisa ser ágil e ter ótimos reflexos. A diferença para o goleiro de futebol de campo é que o de futsal trabalha muito mais, pois os chutes são freqüentes e quase sempre desferidos a curta distância. Depois que a regra de futsal foi alterada permitindo que os goleiros jogassem com os pés, atualmente, eles precisam saber passar bem e ter um chute forte.

 

 

Fixo

É o jogador que normalmente atua mais recuado. Antigamente ele era conhecido como um zagueiro e tinha um porte físico forte, mas hoje, até mesmo jogadores franzinos atuam nesta posição.

 

 

Alas

Atuam pelas laterais da quadra e a maioria das equipes utiliza um ala esquerdo e um ala direito. São jogadores que cumprem tanto funções ofensivas quanto defensivas.

 

 

Pivô

É o jogador que atua na frente, geralmente o mais habilidoso da equipe e é o principal responsável por distribuir as jogadas. Há dois tipos de pivôs: os de referência, que se movimentam menos, protegem bem a bola e geralmente servem os companheiros que vêm de trás; e o de movimentação, que se deslocam o tempo inteiro para receber o passe ou puxando a marcação com o objetivo de abrir espaços para os companheiros.

 

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
– LIVRO: O que é Futsal – Silva Vieira, Armando Freitas; ilustrações Marcelo Bueno. – Rio de Janeiro: Casa da Palavra: COB, 2007.
– LIVRO: Almanaque dos Esportes, Editora Europa, 2009.
– SITE: Confederação Brasileira de Futsal – www.cbfs.com.br
– SITE: Federação Paulista de Futsal – http://www.futsalpaulista.com.br

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

39 − = 38