Home História dos Esportes Outros Oficiais Cabo de Guerra História e Regras do Cabo de Guerra
0

História e Regras do Cabo de Guerra

História e Regras do Cabo de Guerra
0
0

Um pouco da história deste esporte

O Cabo de Guerra (Tug of War em inglês) não tem um local ou ano específico que comprove de maneira exata a sua origem. Tudo leva a crer que este esporte tenha aparecido através de cerimônias e cultos antigos que eram realizados pelos povos egípcios (foto acima), há mais ou menos 4.000 anos atrás. Também os gregos tinham cerimônias que imitavam o cabo de guerra, assim como povos da Ásia, América do Norte e América do Sul.

O cabo de guerra, nesta época, tinha várias formas e estilos de provas, diferentemente de hoje, no qual, o esporte é oficial e regulado pela Federação Internacional de Cabo de Guerra (Tug of War International Federation – TWIF), fundada em 1960.

O Cabo de Guerra já foi um esporte olímpico e esteve presente nas Olimpíadas de 1900, em Atenas, na Grécia (foto acima); 1904, em Paris, na França; 1908, em Londres, na Inglaterra; 1912, em Estocolmo, na Suécia; e 1920, em Antuérpia, na Bélgica.

Apesar de não fazer mais parte das Olimpíadas, o Cabo de Guerra é um esporte reconhecido e participa dos Jogos Mundiais (Wold Games), que é uma competição organizada pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), no qual, participam apenas modalidades esportivas não-olímpicas, mas que são reconhecidos pelo COI.

 

 

As regras do Cabo de Guerra

A regra do Cabo de Guerra é bastante simples. Cada equipe é composta com oito participantes cada, do qual, o peso total da equipe define em qual das classes vão competir.

As equipes podem ser formadas apenas por homens, mulheres ou então podem ser mistas (4 homens e 4 mulheres).

As competições do Cabo de Guerra podem ser realizadas tanto em locais externos (campos) ou então em locais fechados (ginásios).

Cada competidor é alinhado ao longo de um cabo, que tem aproximadamente 10 centímetros de diâmetro. Bem no centro entre os dois grupos existe uma linha central. A partir desta linha, o cabo é marcado bem no seu centro e também em outros dois pontos distantes com 4 metros a partir de seu centro.

As duas equipes começam a competição com a linha central coincidindo com a marca central do cabo. Dado o comando de início, cada equipe tem o objetivo de puxar o time adversário de modo que ele passe a linha central a partir de sua marca de 4 metros do cabo.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
– SITE: Federação Internacional de Cabo de Guerra (TWIF) – http://www.tugofwar-twif.org/

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

− 1 = 6