0

História e Regras do Sepaktakraw

História e Regras do Sepaktakraw
0
0

Um pouco da história deste esporte

Criado há mais de 500 anos em Mélaca, na Malásia, o Sepaktakraw, ou apenas “Takraw”, como é chamado também, é um esporte asiático bastante antigo.

O jogo mistura os fundamentos do vôlei, as habilidades do futebol e a agilidade e os alongamentos das artes marciais. Em malaio, Sepak = chute e Takraw = bambu, que traduzindo forma literalmente o nome “chute no bambu”.

Tradicionalmente, o Takraw era jogado em um círculo, do qual, um jogador passava a bola para o outro sem deixá-la cair. Contudo, na década de 1920, um grupo de simpatizantes do esporte introduziu a rede e estabeleceram regras para tornar o jogo mais atrativo.

Muitas pessoas aqui no Brasil sequer imaginam que exista um esporte destes e tão pouco que o nosso país participe de competições internacionais. Acreditem… devido ao Brasil possuir grandes atletas de outras modalidades esportivas como o futevôlei e a capoeira e ter a facilidade em dominar a bola e executar acrobacias, nosso país é tri campeão mundial neste esporte, faturando as edições de 2001, 2003 e 2007.

 

 

A quadra de jogo

A quadra oficial de Sepaktakraw é praticamente idêntica a do Badminton. No que diz respeito às medidas e altura da rede ela é igual, diferenciando apenas suas linhas demarcatórias.

A medida de uma quadra de Takraw é de 13,40 metros de comprimento por 6,10 metros de largura dividida ao meio por uma rede que possui 1,55 metros de altura.

Como podem notar na figura acima, ela nos mostra a posição em que os jogadores ficam na hora do serviço (saque). No círculo em que aparece escrito “server” (dos jogadores azuis), fica a área de serviço onde se dá o saque. Os quartos de círculos localizados nos cantos da quadra, próximo à rede, é onde os jogadores ficam posicionados enquanto é executado o saque.

No outro lado da quadra (dos jogadores de vermelho), mostra como ficam posicionados os jogadores para receber o saque.

O sepaktakraw também pode ser jogado na areia (foto acima) com equipes formadas por dois, três ou com quatro atletas.

 

 

A bola

Em 1982, a bola que originalmente era feita de rattan (uma espécie de bambu), deu lugar a uma bola de tecido sintético (plástico) que tenta imitar um bambu. O tamanho da bola oficial de sepaktakraw é aproximadamente a do handebol categoria mirim e não possui câmara de ar. Isto a torna uma bola bem diferente das convencionais.

 

 

O jogo

O principal objetivo do sepaktakraw é passar a bola sobre a rede utilizando qualquer parte do corpo, exceto mãos e braços.

Como no vôlei ou no futevôlei, se a bola tocar no chão da quadra adversária é marcado um ponto.

Em competições oficiais, cada equipe é composta por três jogadores (existem outras modalidades com dois ou quatro atletas também) e são permitidos no máximo três toques antes de passar a bola para o lado adversário da quadra. Uma coisa interessante é que um mesmo jogador pode executar estes três toques não sendo necessário passar a bola para um dos seus companheiros.

É permitido bloquear na rede o ataque da equipe adversária, desde que não use as mãos e os braços e não toque a rede.

A cortada no Sepaktakraw, do qual os jogadores usam constantemente no jogo, é um movimento semelhante ao voleio do futebol, porém, há uma “pequena” diferença: os jogadores caem de pé.

Uma partida de “Takraw” consiste em dois sets que são disputados até 21 pontos e no caso de haver empate em um set a um, um terceiro set, chamado de Tie Break, é disputado para decidir o vencedor. Este terceiro set, ao contrário dos dois primeiros, é disputado somente até 15 pontos.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
– SITE: Associação Brasileira de Sepaktakraw – http://www.takraw.com.br/
– SITE: Associação dos Estados Unidos de Sepaktakraw – http://www.takrawusa.com/
– SITE: Associação do Reino Unido de Sepaktakraw – http://www.takraw-association.org.uk/
– SITE: Federação Singapura de Sepaktakraw – http://www.sepaktakraw.org/

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 4 =