0

Regras do Pádel

Regras do Pádel
0
0

 

A quadra de jogo

Como ilustra a foto acima, a quadra de pádel é formada por um retêngulo de 20 metros de comprimento por 10 metros de altura, sendo tolerada uma variação de 0,5% nestas medidas.

Dividida em duas partes, tendo 10 metros de comprimento por 10 metros de largura, cada uma destas partes é onde ficará cada dupla.

As paredes em “U” (foto acima) localizadas ao fundo de cada uma das áreas de jogo, tem este nome porque ao ser vista de cima, apresentam um formato de “U”. Sua largura é de 10 metros e suas duas laterais poderão atingir, cada uma, até 4 metros de medida laterais. A altura de todas as paredes do conjunto “U” será de 3 metros. Em competições oficiais, as paredes são de vidros e não de cimento.

A linhas demarcatórias (foto acima) pintados no solo, tem larguras de 5 centímetros. As linhas no centro definem a área de saque juntamente com as linhas paralela à rede.

A área de saque (foto acima) em ambas as quadras, paralelas à rede, são demarcadas por linhas que ficam entre 6,95 metros e 7 metros que delimitando a área de saque chamadas de linhas de serviço ou saque. Dividida na metade por uma linha perpendicular a rede, ela recebe o nome de Linha Central de Saque e que divide esta área em duas zonas iguais, chamadas de área de saque direita e área de saque esquerda.

O piso da quadra de pádel deve ser sem desníveis e objetos que interfiram no desempenho normal das funções do calçado esportivo e do jogo.

A quadra pode ser feita de cimento, grama natural ou sintética (foto acima).

A tela metálica (foto acima) que fecha as laterais da quadra, tem altura de 3 metros. Obrigatoriamente, ela deverá fechar a parte superior das paredes que compõem o “U” ao fundo da quadra atingindo na sua borda a altura de 4 metros em relação ao solo, prolongando em 1 metro a altura total.

Quando a bola bater ou ultrapassar esta medida, será considerada bola “fora de jogo”.

A tela pode ser do tipo “jaula” ou “americano”, sistema artístico ou romboidal.

A rede (foto acima) oficial de uma quadra de pádel é sustentada por um cabo de 1 centímetro de diâmetro. Sua altura é de 88 centímetros na parte central e de 92 centímetros nas suas extremidades, onde será fixada nos postes de sustentação.

 

 

 

Os equipamentos

Conheceremos abaixo, os equipamentos necessários para a prática do pádel.

 

A raquete

Fabricada com fibra de carbono e algumas apresentando gomos, a raquete de pádel (foto acima) tem como comprimento total (cabo+área de jogo) 45,5 centímetros e diâmetro (área de jogo) de 24 centímetros.

 

 

A bola

Com um diâmetro que fica entre 6,35 e 6,67 centímetros, pesando entre 56,7 e 58,6 gramas, a bola para o jogo de pádel, apesar de se parecer com a do tênis, tem uma pressão um pouco diferente. Esta pressão deve estar ajustada de acordo com a largada da bola de uma altura de 2,54 metros, no piso da quadra de jogo, devendo apresentar um quique que fique entre 1,35 e 1,47 metros de altura.

 

 

O Tênis

O tênis utilizado no pádel, devido ao impacto e ao tipo de piso, é o mesmo que se utiliza no jogo de Tênis em quadras rápidas. Deve ter um solado para quadras indoor de altura média, pois se for muito baixo machuca a sola do pé e se for muito alto pode ocasionar lesões de torções.

 

 

 

O jogo

Vamos conhecer o que é o jogo de pádel de uma maneira resumida. Cabe lembrar que não explicaremos as regras dele, mas sim informações básicas para você entender um pouco de jogo.

As partidas são sempre disputadas com duas duplas, uma para cada lado, dando num total de quatro jogadores em quadra.

Cada jogador utiliza uma raquete e o objetivo do jogo é conseguir com que seus adversários não consigam devolver a bola de forma correta, tendo a mesma ficado em seu corpo ou sendo enviada para fora do campo de jogo ou ainda cometer alguma falta.

É considerado “fora” quando a bolinha:

1) Quando ela vai direto na parede da quadra adversária sem antes ter picado o chão.

2) Quando ela vai direto na tela de proteção adversário sem antes ter tocado o chão.

 

É considerado “dentro” quando a bolinha:

1) Quicar no seu campo de jogo, bater na parede e você devolvê-la à quadra adversária antes dela quicar novamente no chão.

2) Quicar no chão, bater na tela lateral e devolê-la a quadra adversária antes dela quicar novamente no chão.

O ponto no pádel é iniciado no saque, que consiste em lançar a bolinha por cima da rede de seu campo até a área de saque da outra equipe sempre na diagonal, e terminado com o erro ou impossibilidade de devolver  a bola por uma das duas duplas. A dupla que vencer primeiro quatro pontos desde que tenha dois de vantagem sobre a outra dupla, vence um game.

O sistema de pontuação no pádel é idêntica a do jogo de tênis. O primeiro ponto é contado como QUINZE, o segundo TRINTA, o terceiro QUARENTA e o quarto ponto, como citei acima é declarado VITÓRIA desde que a vantagem esteja em dois pontos. Se as duplas empatarem em três pontos, estarão IGUAIS. Aquele que conquistar o ponto seguinte será declardo VANTAGEM A FAVOR ou simplesmente VANTAGEM, cabendo à outra situação de VANTAGEM CONTRA ou apenas DESVANTAGEM.

O número total de sets varia de acordo com a organização do evento. Geralmente, uma partida de pádel é formada de três a cinco sets tendo seis games cada set.

No caso de empate em números de games inferior a 1 ao número pretendido para encerrer um set, é realizado um “tie breaker” ou então uma “morte súbtita”. Neste sistema, serão disputados 7, 9 ou 11 pontos, estabelecendo-se ou não a condição de que haja uma diferença de dois pontos para o encerramento.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
– LIVRO: A História dos Esportes, Orlando Duarte, 4ª ed. Editora Senac, SP, 2004.
– SITE: Confederação Brasileira de Pádel – http://www.cbpadel.com.br/
– SITE: Federação Gaúcha de Pádel – http://www.fgpadel.com.br/
– SITE: Federação Internacional de Pádel – http://www.padelfip.org/
– SITE: Associação Portuguesa de Pádel – http://www.padelapp.com/

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 5 =