Home História dos Esportes Raquetes Pádel História do Pádel no Brasil
0

História do Pádel no Brasil

História do Pádel no Brasil
0
0

 

A chegada do Pádel ao Brasil

Em 1988, através de José Carlos Stecker, o pádel foi introduzido no Brasil.

Cansado de apenas jogar pádel, na cidade de Punta Del Este, no Uruguai, somente na época do verão, Carlos Stecker (conhecido também pelo apelido de “caminhão”), junto com amigos, decidiram construir as primeiras quadras nas cidades de Jaguarão e Livramento. No início, o pádel se limitou somente a estas cidades por aproximadamente três anos.

Foi então que em 1991, clubes gaúchos como o Okinawa, em Porto Alegre, a Sociedade Aliança, da cidade de Novo Hamburgo e o Cepel, da cidade de Pelotas, aderiram ao esporte e começaram a construir quadras de pádel.

Em 1992, era criada a Federação Gaúcha de Pádel, a primeira do país.

 

 

Do Rio Grande do Sul para o resto do Brasil

Com a criação da Federação Gaúcha de Pádel, o esporte difundiu-se por outros estados do Brasil como Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Rondônia.

Em 1994, foi criado em Curitiba, no Paraná, a Confederação Brasileira de Pádel, também conhecida como COBRAPA, que é a responsável por organizar as principais competições no país.

Para termos uma idéia do crescimento deste esporte aqui, só na cidade de Curitiba e litoral paranaense, são mais de 50 quadras de pádel espalhadas por clubes, academias e condomínios fechados. Já em São Paulo, o São Paulo Futebol Clube tem a sua própria escolinha de pádel.

Atualmente, o Brasil tem como principais competições o Campeonato Brasileiro, Paranaense, Catarinense, Gaúcho, Paulista e o Trinacional.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
– LIVRO: A História dos Esportes, Orlando Duarte, 4ª ed. Editora Senac, SP, 2004.
– SITE: Confederação Brasileira de Pádel – http://www.cbpadel.com.br/
– SITE: Federação Gaúcha de Pádel – http://www.fgpadel.com.br/

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

23 − 21 =