Home História dos Esportes Salão Carambola História e Regras do Jogo da Carambola
0

História e Regras do Jogo da Carambola

História e Regras do Jogo da Carambola
0
0

Bilhar Carom, ou simplesmente, jogo de carambola

Antes de mais nada, quanto a origem da sinuca e do bilhar, o site Travinha Esporte irá contar para vocês quando estes esportes forem lançados aqui, ok? Portanto, de maneira bem prática, vamos explicar como é o jogo de bilhar carom, mais conhecido como “jogo de carambola”.

As mesas de bilhar carom (foto acima) medem 3,05 metros de comprimento por 1,52 metros de largura. A curiosidade é que nesta mesa não existem as caçapas.
Os tacos utilizados são os mesmos de bilhar inglês.

 

Os elementos do jogo são duas bolas brancas, uma com um pontinho para diferenciar da outra, ou então ao invés desta bolinha com pontinho, pode ser uma bola amarela, que é bastante usada também nos dias de hoje. Além das bolinhas mencionadas acima, há mais uma bola vermelha.

Até aí, tudo bem! Aí vem a pergunta: qual é o objetivo do jogo?

O objetivo do jogo de carambolas (bilhar carom) é muito simples. Cada jogador escolhe se deseja ser a bolinha branca lisa ou a bolinha branca com o pontinho (ou então bolinha amarela se for a utilizada no lugar da bolinha branca com pontinho).

 

Para fazer ponto, o jogador deverá jogar a sua bola e terá que bater nas outras duas com o uso da tabela ou não. Este uso é combinado antes do início do jogo e poder ser usado 1, 2 ou 3 tabelas. Geralmente é jogado com 3 tabelas. O detalhe é que no jogo de 3 tabelas, que é o mais difícil, o jogador é obrigado a bater a bolinha que está jogando nestas 3 tabelas (no mínimo) além das duas bolinhas.

Caso não acerte as duas bolas, o jogador passará a vez para o outro e perderá os pontos feitos na jogada. No caso do jogador acertar somente uma bola na jogada, este não perderá os pontos e passará a vez ao outro jogador.

Apesar do esporte parecer simples ele exige muita técnica e o cara realmente tem que ser muito bom em certas situações do jogo para conseguir obter o sucesso de acertar as duas bolinhas e mais as 3 tabelas, como podemos observar no vídeo acima.

Aliás, quem acerta as duas bolinhas, obviamente, marca um ponto, ou um carom, como é chamado. Daí o nome carambolas. O vencedor é aquele que atingir primeiro o número de pontos combinados.

O bilhar carambola é praticado oficialmente em todo o mundo sob os cuidados da União Mundial de Bilhar.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
– LIVRO: História dos Esportes, Orlando Duarte – 4ª ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2004.
– LIVRO: Snooker: tudo sobre sinuca, Sérgio Faraco, Paulo Dirceu Dias – 2 ed. Porto Alegre: L&PM, 2007.
– SITE: Confederação Brasileira de Bilhar e Sinuca – http://www.sinuca.com.br/
– SITE: União Mundial de Bilhar – http://www.wpa-pool.com/

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

37 − = 35