Home História dos Esportes Aéreos Parapente História do Parapente no Brasil
0

História do Parapente no Brasil

História do Parapente no Brasil
0
0

 

O parapente no Brasil

O voo livre no Brasil vem desde 1974 através de um piloto francês chamado Stephan Segonzac. Ele fez um voo do alto do Corcovado, no Rio de Janeiro. Porém, esta história você saberá com maiores detalhes quando falarmos da asa delta.

O parapente, que é o esporte do qual estamos abordando aqui, deu seus primeiros voos por volta do ano de 1986, partindo da Pedra da Gávea e com pouso na Praia do Pepino, em São Conrado, no Rio de Janeiro.

Em 1987, entre um dos pioneiros de voo de parapente no Brasil, estão os nomes dos suíços Jerome Saunier e François Knebel (que foi o primeiro a trazer um parapente para o país) e dos brasileiros Rui Marra, Daniel Schmidt e Marcelo Basilone.

O Primeiro Campeonato Brasileiro de Parapente foi realizado em 1990, na rampa da Serra do Vulcão, em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro e teve como campeão o piloto Bruno Menescal.

A equipe brasileira de parapente participou pela primeira vez de um mundial em 1989, na Áustria.

Aqui no Brasil, são realizadas competições nacionais e internacionais, sendo aqui, no nosso país, um dos melhores locais do mundo para a prática do voo livre.

Entre as melhores rampas de voo estão o Pico do Gavião, em Andradas, Minas Gerais; o Ibituruna, em Governador Valadares, também em Minas Gerais; pico do Piripau, em Quixadá, no Ceará; e para fechar, no Rio Grande do Norte tem o Patu, considerada a rampa de voo dos recordes.

A entidade responsável pelo voo livre aqui no Brasil é a ABVL (Associação Brasileira de Voo Livre) e do parapente é a ABP (Associação Brasileira de Parapente) que foi fundada em 2001.

Na modalidade do parapente, o Brasil conta com pilotos de participação destacada na Copa do Mundo de Parapente e nos Campeonatos Mundiais.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
– LIVRO: Voando de Parapente: nas entrelinhas do esporte. Silvio Ambrosini. São Paulo: IBRASA, 2007.
– SITE: Associação Brasileira de Parapente – http://www.abp.esp.br/
– SITE: Associação Brasileira de Voo Livre – http://www.abvl.com.br/
– SITE: Federação Capixaba de Voo Livre – http://www.fcvles.com/

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 62 = 68