0

Técnicas e Estilos do Hapkido

Técnicas e Estilos do Hapkido
0
0

 

As técnicas do hapkido

Com o lema: “Não lutamos para vencer e sim para não sermos vencidos”, explicar de maneira detalhada o hapkido e suas técnicas não é uma tarefa fácil, pois todas elas se completam de tal maneira, que fica complicado saber qual é qual. Com isso, de uma forma bem direta e didática, que é a proposta do site Travinha Esportes, iremos mostrar abaixo as principais técnicas para que você tenha uma noção básica do que o Hapkido proporciona.

Esta arte marcial é dividida em quatro partes principais, que são:

 

 

Munhon

Munhon, significa, meditação e concentração. Esta parte é responsável pela educação, doutrina, disciplina e filosofia dentro do hapkido.

 

 

Tandio Ho Ho Pro

Tandio Ho Ho Pro, significa, técnicas de respiração. Ter uma respiração correta no hapkido, faz com que o praticante desta arte marcial consiga aplicar seus golpes deixando eles mais fortes e também aumentar a força do seu próprio corpo. Na respiração, é que se aprende a controlar o “Ki” (força interior, energia vital).

 

 

Tchun Biun Dun

Tchun Biun Dun, significa, ginástica, aquecimento, alongamento e exercícios físicos. No hapkido, esta etapa é chamada de higiene corporal. Serve para preparar o corpo para a prática do dia a dia.

 

 

Ho Shin Sull

Ho Shin Sull, significa, defesa pessoal completa. É dividida em sete partes, do qual, mostraremos abaixo para que você tenha melhor compreensão delas.

 

Parte 1 – Maki (defesa)

São técnicas de defesa que basicamente prepara um contra golpe ou um ataque. No hapkido você quando se defende, sempre é com o intuito de realizar um contra ataque.

 

Parte 2 – Koki (torções, chaves, estrangulamento, rupturas, etc.)

Esta técnica visa em neutralizar qualquer chance de reação do oponente.

 

Parte 3 – Terigui (bater)

Nesta técnica entram os socos, cabeçadas, joelhadas, cotoveladas e chutes. O importante nesta etapa é saber o exato momento de onde, quando e como bater em seu oponente. Isso tudo é levado em conta já que o objetivo principal do hapkido é terminar o combate em questão de segundos.

 

Parte 4 – Dondigui (derrubar, jogar, puxar, empurrar e arremessar)

Qualquer ação de derrubar seu oponente ao chão é chamada de dondigui.

 

Parte 5 – Kwanzun (técnicas de perfuração com a ponta dos dedos)

Esta técnica visa os pontos de pressão, que são utilizados para tirar a força ou neutralizar a força de seu oponente. Alguns deste pontos podem levar ao desmaio e até mesmo a morte quando atingidos.

 

Parte 6 – Tampadak (técnicas de defesa ou ataque no solo)

Esta técnica é específica para situações em que você tenha que realizar um ataque ou uma defesa quando estiver deitado, sentado ou ajoelhado.

 

Parte 7 – Mug Sull (técnicas com armas)

Esta técnica visa para que você saiba se defender de armas, assim como atacar com armas.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
– SITE: Federação Brasileira de Hapkido Tradicional – http://www.hkdbrasil.com.br/
– SITE: Federação Coreana de Hapkido – http://www.koreahapkidofederation.net/
– SITE: Federação Internacional de Hapkido – http://www.itatkd.com/ihf.html
– SITE: Associação Nacional de Hapkido Tradicional – http://www.hapkidotradicional.com.br/

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + = 8