Home História dos Esportes Outros Oficiais Ginástica Rítmica História da Ginástica Rítmica no Brasil
0

História da Ginástica Rítmica no Brasil

História da Ginástica Rítmica no Brasil
0
0

 

A ginástica artística no Brasil

Através da professora húngara, Ilona Peuker, que chegou na cidade do Rio de Janeiro na década de 1950 para ministrar diversos cursos para profissionais de educação física, que a ginástica artística desembarcou no Brasil. Foi ela a responsável por formar a primeira equipe competitiva de Ginástica Rítmica. Este grupo era chamado de Grupo Unido Ginastas (GUG), e alcançou sucessos devido a participação da professora Ilona em diversas competições internacionais. Ela trabalhou como professora e técnica de Ginástica Rítmica no Brasil de 1953 a 1975, quando encerrou suas atividades profissionais em quadra.

Ilona também foi presidente do Comitê Olímpico de Ginástica Rítmica Desportiva, da então Criada Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) de 1978 a 1984. Neste período, ela ajudou a realizar o primeiro campeonato oficial da Federação Internacional de Ginástica (FIG) no Brasil, o Campeonato 4 Continentes.

Ilona Peuker, nascida em Budapeste na Hungria, em 29 de julho de 1915, faleceu no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, em 13 de fevereiro de 1995.

A criadora, artista, mestra e técnica da Ginástica Rítmica foi a responsável pelo crescimento do esporte e do sucesso que o Brasil vem alcançando nos dias de hoje. De lá pra cá, este crescimento do foi tanto que as atletas brasileiras conquistaram medalhas de ouro nos Jogos Pan-americanos de 1999, em Winnipeg, Canadá, nos Jogos Pan-americanos de 2003, em Santo Domingo, na República Dominicana e nos Jogos Pan-americanos de 2007, no Rio de Janeiro.

Nas Olimpíadas, o Brasil participou da estréia da modalidade em 1984, nos Jogos de Los Angeles, nos Estados Unidos.

Outro grande destaque da ginástica rítmica brasileira foi a participação do mundial de Budapeste, em 2003, na Hungria, ficando com o nono lugar.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
– LIVRO: Almanaque dos Esportes, Editora Europa, 2009.
– LIVRO: A História dos Esportes, Orlando Duarte, 4ª ed. Editora Senac, SP, 2004.
– LIVRO: Fique por Dentro – Esportes Olímpicos, Benedito Turco. – Rio de Janeiro. Casa da Palavra: COB, 2006.
– LIVRO: O que é ginástica artística, Silvia Vieira, Armando Freitas. – Rio de Janeiro: Casa da Palavra: COB, 2007.
– SITE: Confederação Brasileira de Ginástica – www.cbginastica.com.br
– SITE: Federação Internacional de Ginástica – www.fig-gymnastics.com
– SITE: Federação Paranaense de Ginástica – http://fprginastica.com.br

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *