0

História da Esgrima no Brasil

História da Esgrima no Brasil
0
0

 

A chegada da Esgrima ao Brasil

Antes mesmo do Brasil se tornar República, no período imperial, enquanto o Brasil era uma colônia dos portugueses, devido ao interesse de Dom Pedro II, a esgrima começou a surgir, principalmente no uso do sabre nos corpos de tropa. Em 1858, foi estabelecida a esgrima para cursos de Infantaria e Cavalaria da Escola Militar de Realengo. Com isso, era fundada a primeira escola de esgrima no Batalhão de Caçadores de São Paulo.

Apesar de terem sido os portugueses que trouxeram as armas e uma pequena introdução de esgrima para o Brasil, foram os franceses que trouxeram a esgrima como ela é de fato.

Em 1909, a Missão Militar Francesa fundou, em São Paulo, a primeira Escola de Educação Física do Brasil e da Força Pública de São Paulo.

Em 1922, foi criado o Centro Militar de Educação Física, no Rio de Janeiro, incentivando a vinda do mestre de armas francês Lucien de Merignac. Junto foi criado um núcleo de esgrima no Colégio Militar do Rio de Janeiro, por Valério Falcão, que era o instrutor de lá.

 

 

Com o professor Gauthier, o Brasil amadurece na esgrima

Ao chegar perto do aniversário do primeiro centenário da independência do Brasil, foi criada a idéia de ser realizado na cidade do Rio de Janeiro as Olimpíadas Sul-Americanas, o que de fato, exercia uma melhor preparação aos brasileiros.

Foi então que o governo brasileiro resolveu importar elementos que nos colocassem por dentro do que de mais moderno havia nos grandes centros. Sendo assim, o atual ministro da época, em missão na França, conseguiu trazer o Capitão André Gauthier para ser o instrutor de esgrima no Brasil.

Gauthier era instrutor de esgrima da Escola Joinville lê Point, da França, campeão de espada nacional e um legítimo mestre do método francês de esgrima. O resultado de tanto esforço por parte do governo foi a conquista de grandes resultados nesta competição, algo que até então, não era esperado pelos brasileiros.

 

 

A esgrima se torna um esporte profissional no Brasil

Em 1927, com a união das federações paulista e carioca, é fundada a Confederação Brasileira de Esgrima, com o apoio da Liga de Desportos do Exército e da Marinha.

A Confederação Brasileira de esgrima filiou-se a Federação Internacional e, em 1936, nos Jogos Olímpicos de Berlim, na Alemanha, o Brasil participava pela primeira vez com a esgrima em olimpíadas.

Em 1937, foi criado pelo Exército Brasileiro, o Curso de Mestre de Armas, único no Brasil e que funciona até os dias de hoje.

Após a participação do Brasil nas Olimpíadas de Berlim, a equipe de esgrima nunca mais deixou de participar de diversos eventos internacionais.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
– LIVRO: Almanaque dos Esportes, Editora Europa, 2009.
– LIVRO: A História dos Esportes, Orlando Duarte, 4ª ed. Editora Senac, SP, 2004.
– SITE: Federação Paulista de Esgrima – www.esgrima.org.br
– SITE: Confederação Brasileira de Esgrima – www.brasilesgrima.com.br
– SITE: Federação Internacional de Esgrima – www.fie.ch

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

70 + = 76