Home História dos Esportes Inverno Curling Histórias e Regras do Curling
0

Histórias e Regras do Curling

Histórias e Regras do Curling
0
0

 

Um pouco da história do Curling

O Curling, modalidade esportiva parecida com a Bocha, foi criado na Escócia por volta do século XVI e era jogado nos lagos congelados. É um esporte altamente técnico, hoje praticado em quadras cobertas.

Em 1998 o curling passou a ser considerado um esporte olímpico oficial estreando nos Jogos de Inverno em Nagano, no Japão. A federação Internacional de Curling (WCF) foi fundada em 1966, na cidade de Vancouver, no Canadá. As competições existentes atualmente são o Campeonato Europeu e o Campeonato Mundial, além claro, dos Jogos Olímpicos de inverno realizados de 4 em 4 anos.

 

 

Os equipamentos utilizados

Vassouras: Utilizadas pelos jogadores, conhecidos como varredores, são escovas fabricadas com pelo de porco ou material sintético, diminuindo o atrito da pedra com o gelo, fazendo com que as pedras tenham um percurso maior e evitando um excesso de giro da pedra.

Tênis de Curling: Utilizados pelos jogadores, os tênis apresentam um formato especial; um pé, fabricado em Teflon espesso, tem um solado muito escorregadio. O outro pé tem um solado aderente fabricado em borracha de crepe natural.

 

 

O jogo

O Curling é praticado em uma pista de gelo com medidas de 42 metros de comprimento por 4,25 metros de largura. Com quatro jogadores por equipe, o jogo tem o objetivo de, após jogadas as 16 pedras de granito que pesam cerca de 19 kg, sendo 8 para cada equipe, colocar a pedra o mais próximo possível do alvo chamado de tee.

O jogo divide-se em 10 “ends”, sendo que um “end” é algo equivalente a um set no tênis.

Para o lançamento da pedra, um jogador a empurra dentro da área de impulsão liberando-a na linha limite com um giro, ou mais conhecido como ‘curl’, daí surge o nome de Curling. Até chegar no alvo, outros jogadores com as ‘vassouras’ aumentam a área de atrito escovando o gelo bem a frente da pedra em movimento, criando assim, um caminho em que a pedra deve percorrer.

Considerado como o xadrez do gelo, o Curling necessita de habilidade e inteligência para que em cada jogada seja traçada a melhor estratégia para colocar a pedra o mais próximo possível do alvo.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
– SITE: Confederação Brasileira de Desportos no Gelo – www.cbdg.org.br/
– SITE: Federação Mundial de Curling – www.worldcurling.org/

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

58 + = 68