0

História do Ciclismo no Mundo

História do Ciclismo no Mundo
0
0

 

A primeira bicicleta do mundo

Para conhecermos cada modalidade que o ciclismo oferece, vamos antes saber um pouco de onde surgiu a bicicleta, quem a inventou e como este instrumento veio a ser tornar um dos principais meios de locomoção das pessoas até a sua utilização para a prática do esporte.

Um mistério surge a partir do momento em que nos deparamos com a pergunta, Quem descobriu a bicicleta?

O surgimento do ciclismo está ligado ao surgimento da bicicleta. Alguns acreditam que Leonardo da Vinci foi o pai da idéia ao apresentar um esboço da bicicleta moderna em 1492. Alguns pesquisadores dizem que a idéia surgiu muito antes, no Egito Antigo, onde já possuía meio de transportes de duas rodas.

Bom, quanto à idéia, conseguimos ter uma noção de quem criou, agora, realmente quem montou a primeira bicicleta é uma outra questão.

 

 

Os inventores

Segundo nossas pesquisas em vários livros e sites, constatamos que o primeiro a patentear a bicicleta foi o alemão Karl von Drais, em 1817.

O francês Ernest Michaux, que muitos acreditam ser ele o inventor, na verdade, criou uma versão de bicicleta com a introdução dos pedais, em 1855. Já o irlandês John Boyd Dunlop, foi o responsável pelo pneumático em 1888.

 

 

O surgimento do ciclismo

Uma história que pode ser atrelada ao surgimento do ciclismo, vem com o escocês Kirkpatrick MacMillan, que apostou com um cocheiro, em 1842, que faria o percurso Glasgow-Carlisle mais rápido de bicicleta que a carruagem do cocheiro. Sem os acessórios que surgiram nos anos seguintes, MacMillan venceu a aposta.

Em 1869, surgia a primeira disputa de uma prova internacional, na França. O vencedor foi o Inglês James Moore, que correu os 123 km de distância que separam Paris de Rouen com velocidade média de 12 km/h.

 

Em 1890, foi construído o primeiro velódromo, em Paris, na França. Os franceses foram os grandes incentivadores para o crescimento da modalidade.

Este incentivo fez com que em 1896, nos Jogos Olímpicos de Atenas, na Grécia, o ciclismo entrasse no programa da primeira Olimpíada fazendo o ciclismo dar um salto de crescimento.

Em 1903, o francês Henry Desgranges criou a volta da França, evento de competição de estrada mais importante do mundo até hoje.

Desde então, a evolução da bicicleta foi gigantesca e hoje presenciamos bicicletas de competições que custam milhares de dólares.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
LIVRO: Fique por dentro dos Esportes Olímpicos, Editora: Casa da Palavra Produção Editorial.
LIVRO: A história dos Esportes. Duarte, Orlando. Editora: SENAC/SP.
LIVRO: O que é ciclismo. Silva Vieira, Armando Freitas; Rio de Janeiro: Casa da Palavra: COB, 2007.
SITE: Union Cycliste Internationale – www.uci.ch
SITE: Comitê Olímpico Brasileiro – www.cob.org.br

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

63 − 58 =