0

Regras do Badminton

Regras do Badminton
0
0

 

Badminton – O jogo

O Badminton é um esporte bastante semelhante ao tênis e ao tênis de mesa pela rede que separa os adversários. A diferença é que ao invés de uma bolinha e o direito de picar uma vez na quadra, os jogadores usam uma peteca e a mesma não pode tocar nenhuma vez no chão dentro dos limites marcados que sofre o ponto.

 

Pontuação: No Badminton, a contagem dos pontos é muito similar a do vôlei de praia. O jogador ou dupla que vencer a jogada sempre inicia a próxima disputa. Quem completar 21 pontos primeiro vence o jogo. No caso de um empate no game em 20 pontos a 20, o jogo é disputado até o jogador ou dupla abrir 2 pontos de vantagem. O vencedor da partida saí entre o jogador ou a dupla que fizer a melhor de 3 games.

 

Tempo: A cada 11 pontos marcados em um game, há um descanso de 1 minuto. No fim de cada game, o intervalo dura 2 minutos.

 

Serviço: A forma de sacar no badminton funciona da seguinte maneira: Se o atleta que for sacar estiver com o placar “par”, ele serve a peteca no lado direito e obrigatoriamente tem que servir na diagonal, ou seja, no lado direito do adversário. Se o número de pontos for “ímpar”, o serviço é feito da esquerda, em diagonal, servindo o adversário do lado esquerdo da quadra.

 

 

A Peteca

A peteca oficial é feita de pena de ganso, pesando entre 4,7 e 5,5 gramas. Sua base é feita de cortiça ou poliuretana e tem no seu centro um peso de chumbo. Cada partida entre profissionais acaba consumindo de sete a dez petecas. Por ser muito leve, a peteca pode chegar a velocidades acima de 300 km por hora.

 

 

A raquete

As raquetes são feitas de materiais resistentes como a fibra de carbono ou titânio. Pesando cerca de 100 gramas, as medidas são no máximo de 68 centímetros e suas cerdas são sintéticas agüentando um impacto de no mínimo 7 quilos. Há também raquetes que suportam 11 quilos.

 

 

A quadra

A quadra oficial de badminton mede 13,4 metros de comprimento por 6,10 metros de largura. No jogo de simples, a quadra passa a medir 11,88 metros em seu comprimento mantendo a mesma largura. A rede é bem mais alta que a de tênis, com 1,55 metros de altura.

 

 

Os Juízes

No badminton há três tipos de juízes. São eles:

Árbitro Geral: Auxiliado pelos juízes de linha e pelos juízes de serviço, é ele o responsável por garantir que a partida seja jogada dentro das regras.

Juiz de Linha: No total de dez juízes linha, eles têm a função de acusar quando a peteca cai fora dos limites da quadra. Também informam ao árbitro geral se houver alguma infração cometida pelos competidores.

Juiz de serviço: É um árbitro exclusivo para os serviços (saques). Ele checa se a peteca foi corretamente sacada em direção à zona de recepção do adversário. Além disso, fiscaliza a posição e os movimentos do sacador durante o serviço.

 

 

OBS: Para maiores detalhes das regras, acesse: http://www.badminton.org.br (Confederação Brasileira de Badminton).

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
– LIVRO: Almanaque dos Esportes, Editora Europa, 2009.
– LIVRO: A História dos Esportes, Orlando Duarte, 4ª ed. Editora Senac, SP, 2004.
– LIVRO: O Guia dos Curiosos: esportes 3ª ed. Marcelo Duarte, Editora Panda Books.
– LIVRO: Fique por Dentro – Esportes Olímpicos, Benedito Turco. – Rio de Janeiro. Casa da Palavra: COB, 2006.
– SITE: Comitê Olímpico Brasileiro – www.cob.org.b
– SITE: Confederação Brasileira de Badminton: www.badminton.org.br
– SITE: Federação Internacional de Badminton: www.internationalbadminton.org

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

78 − 76 =